João Pessoa, 27 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
50 CORPOS

Dezenas de imigrantes são achados mortos em caminhão na Áustria

Comentários: 0
publicado em 27/08/2015 às 14h50

Dezenas de imigrantes foram encontrados mortos nesta quinta-feira (27) em um caminhão na Áustria. O veículo, que continha até 50 corpos, foi encontrado em uma área de descanso de uma estrada do estado de Burgenland (leste), disse um porta-voz da polícia, Hans Peter Doskozil.

A polícia local não divulgou o número exato de mortos. Em coletiva de imprensa, um porta-voz disse: “Poderiam ser 20 mortos. Também poderiam ser 40 e poderiam ser 50 pessoas”, disse. Segundo a polícia, a contagem dos corpos pode demorar até sexta-feira.

De acordo com o jornal austríaco “Krone”, citado pela Reuters, as indicações iniciais sugerem que eles teriam morrido por sufocamento.

Segundo a Reuters, o veículo foi encontrado quando patrulheiros viram fluidos de corpos em decomposição saindo da porta traseira.

“É possível estimar que as mortes tenham ocorrido de um dia e meio a dois dias atrás”, disse Hans Peter Doskozil, chefe da polícia na província de Burgenland.

A polícia local informou que os refugiados poderiam estar mortos quando o veículo entrou no país, entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta, afirmou a polícia local.

Hungria
Janos Lazar, chefe de gabinete do premiê húngaro, Viktor Orbán, afirmou que o caminhão tinha placa com número da Hungria e que as polícias dos dois países estão trabalhando juntas para localizar o motorista. Suspeita-se que ele já tenha deixado o país.

Lazar criticou a União Europeia por não ser capaz de controlar a entrada de migrantes. “Os acontecimentos dos últimos dias mostraram que a UE é incapaz de defender suas fronteiras”, disse em coletiva de imprensa.

A polícia austríaca afirma que as primeiras evidências indicam que o caminhão tenha passado perto de Budapeste, capital da Hungria, nesta quarta-feira, e que há indicações de que os imigrantes estavam mortos antes de entrar na Ástria.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar abalada com o caso. “Estamos comovidos com essa terrível notícia. É uma advertência para nos colocarmos a trabalhar, resolver o problema e demonstrar nossa solidariedade”, declarou, segundo a agência France Presse.

Crise migratória
Dezenas de milhares de refugiados de regiões em crise no Oriente Médio e na África têm tentado chegar à Europa. Países, como a Grécia, a Itália, Macedônia e a Hungria, são obrigados a lidar com a chegada em massa dos migrantes.

A Hungria bateu um novo recorde na entrada de migrantes nesta quarta-feira (26). Segundo a polícia, 3.241 pessoas entraram no país atravessando a fronteira com a Sérvia. A maioria dos refugiados deixou a Síria, o Afeganistão e o Paquistão. Entre eles, estão 700 crianças, segundo a agência France Presse.

G1

Leia Também