João Pessoa, 25 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na capital

Dono de oficina é multado por abandonar veículos na rua

Comentários: 0
publicado em 25/08/2015 às 13h35

Uma operação realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), multou o proprietário de uma oficina localizada no bairro José Américo por abandonar veículos em via pública. A operação ‘Sucata Zero’ tem como objetivo deixar a cidade mais limpa e garantir a saúde e segurança da população.

A multa aplicada pela Semam no valor de R$ 11.372,14 se baseia na Lei Municipal 029/2002 do Código do Meio Ambiente e no Decreto Municipal nº 5.333 que considera infração depositar material de forma inadequada e causar danos ambientais.
Durante a operação, os fiscais se depararam com um verdadeiro depósito de carros velhos a céu aberto. Na Rua Capitão Natalício Evangelista dos Santos, no bairro José Américo, foram encontrados oito veículos abandonados, dentre eles um caminhão cegonha com vários carros em cima, o que dificultou a ação de remoção das sucatas por parte da equipe da Sedurb.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, explicou que em casos como esse a Prefeitura age de forma punitiva. “Normalmente, fazemos a notificação pedindo a retirada do veículo e, caso o proprietário não obedeça, removemos o carro para o pátio da Semob, porém como se tratava de algo mais grave, incluindo um caminhão cegonha abandonado, decidimos agir dessa forma”, contou.

O secretário também alertou para a importância de fazer o descarte dessas sucatas de forma correta. “Se o proprietário não tem mais interesse no veículo, ele precisa procurar um ferro velho e dar outro destino ao material e não ocupar um espaço público para isso”, finalizou Hildevânio Macedo.

Antes de aplicar a multa, o proprietário foi notificado e teve um prazo de 72 horas para retirar as sucatas, no entanto, o aviso não foi cumprido. Mas neste fim de semana os moradores do bairro tiveram uma agradável surpresa ao perceberem que os veículos haviam sido removidos pelo proprietário. “Agora a gente pode ficar mais tranquilo já que todo mundo tinha medo de passar por essa rua à noite”, comemorou o professor Danilo Araújo.

MaisPB

Leia Também