João Pessoa, 12 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
olho d'água

População protesta contra desvio de água para Piancó

Comentários: 0
publicado em 12/08/2015 às 15h02
atualizado em 12/08/2015 às 12h04

Uma reunião na Câmara de Vereadores de Olho D’Água, na manhã desta terça-feira (12), para discutir a abertura de uma comporta do açude do Buiú, localizado na zona rural do município, para a cidade de Piancó, que está sem água há alguns dias, terminou em confusão. O prefeito Chico Carvalho e vereadores da cidade de Olho D´Água, representantes da AESA (Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado), participaram da reunião. O vice-prefeito e o presidente da câmara de vereadores de Piancó também estavam no evento. Além deles, estudantes e cerca de 800 pessoas também foram ao local. As informações são do site Vale News PB.

A confusão começou quando o representante da AESA informou que estava tentando dialogar a situação da falta de água em Piancó, mas, se quisesse abriria a comporta a qualquer custo. Após a declaração, a população interrompeu a reunião aos gritos. Em seguida, a população interditou a via de acesso à cidade, com pneus queimados, em protesto contra a abertura da comporta do açude Buiú.

No protesto, o prefeito Chico Carvalho usou o microfone e afirmou que nunca ficou contra Piancó.  No entanto, enfatizou que é contrária a forma como a AESA deseja solucionar o problema, apenas abrindo as comportas do açude Buiú para que a agua chega a Piancó pelo leito do Rio Genipapo.

O prefeito entende que a melhor opção seria fazer um sistema de engate e a água descer através de uma tubulação evitando a evaporação e a perda de água pela areia seca. Chico Carvalho lembrou ainda que, meses atrás a própria AESA determinou o fechamento da comporta do açude Buiú.

“Eu não sou contra Piancó, mas tem que haver responsabilidade com o que fazem e estamos passando uma situação de seca. Eu não vou deixar meu povo com sede e como prefeito da cidade, estou aqui ao lado do meu povo, contem comigo população olhodaguaguense, ninguém abrirá a comporta sem antes lutarmos juntos, não permitirei esse crime”, finalizou.

O açude Buiú tem capacidade para acumular cerca de 80 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente possuiu apenas 14 milhões de metros cúbicos. Após a manifestação, representantes da AESA, policiais militares, além de populares, fecharam em definitivo a comporta do açude Buiú que estava aberta.

MaisPB (Foto Catingueira Online)

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas