João Pessoa, 04 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
com capangas

Deputado acusa ex-secretário de Maranhão de atacar posseiros

Comentários: 0
publicado em 04/08/2015 às 11h54
atualizado em 04/08/2015 às 09h16
Deputado disse que auditores do TCE recebiam propina

O deputado estadual Frei Anastácio denunciou, nesta terça-feira (04), na Assembleia Legislativa, a ação de capangas armados contra posseiros das fazendas Salgadinho e Fazendinha em Mogeiro. “Os capangas, armados com espingardas calibre 12, pistolas e revolveres estão invadindo casas, roubando objetos, ameaçando famílias e promovendo tiroteios”, denunciou o deputado.

O parlamentar relatou que a situação mais grave é na Fazendinha, que seria de Mário Silveira,, ex-secretário do governo Maranhão. Segundo o deputado, sete capangas armados e encapuzados estão levando terror para as 50 famílias de posseiros.

“As famílias já foram despejadas e estão distante da fazenda, no assentamento João Pedro Teixeira. Mesmo assim, os capangas invadem o assentamento para ameaçar as famílias. Na noite do dia 29 de julho, a bando disparou cerca de 50 tiros nas casas. As paredes das residências foram atingidas e janelas foram quebradas pelas balas”, disse o deputado.

Frei Anastácio disse ainda que na fazenda Salgadinho, também em Mogeiro, o mesmo grupo de capangas confinou 60 cabeças de animais dos posseiros que moram nas terras há mais de 50 anos. “Os capangas trancaram os animais e as vacas leiteiras dos posseiros e não permitem nenhum acesso. A polícia esteve no local, mas nada foi resolvido. Até o famoso jogador Ailton está tentando se apoderar de 70 hectares da fazenda”, lamentou.

 

Providências

Diante dos fatos, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Frei Anastácio juntamente com uma comissão de trabalhadores das duas fazendas, entregou ofícios ao secretário de Segurança do Estado, Comando Geral da Polícia Militar e governador do Estado, solicitando providências para garantir a integridade física, psicológica e moral das famílias posseiras.

“A Paraíba está voltando aos anos 60, quando a capangagem agia livremente. Espero que o governador do estado tome providências para evitar que trabalhadores indefesos sejam assassinados. Segundo informações, quem está comandando o bando é o sargento Andrade, citado na CPI da Câmara dos deputados, que apurou a ação de grupos de extermínios na Paraíba e Pernambuco”, destacou o deputado.

MaisPB

Leia Também