João Pessoa, 31 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TERMINAL PESQUEIRO

Lira ratifica defesa de revitalizar Porto de Cabedelo

Comentários: 0
publicado em 31/07/2015 às 19h31
atualizado em 01/08/2015 às 04h58

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a defender a revitalização e modernização do Porto de Cabedelo. Ele lembrou que, atualmente, o porto, que foi fundado em 1908, passa por uma reforma, mas precisa de um projeto mais arrojado.

Lira também defendeu a construção, nas proximidades do Porto de Cabedelo, de um porto pesqueiro internacional e de um estaleiro para a manutenção da frota internacional que navega pelo Atlântico, além da construção e manutenção de navios pesqueiros. O paraibano propôs a recuperação das instalações atuais para o pleno funcionamento.

“Um investimento relativamente barato para uma obra de tamanha importância social, econômica e política. Portanto, é um investimento perfeitamente viável, mesmo no Brasil em ano de crise como nós estamos atravessando”, disse.

Como empresário e economista, Raimundo Lira considera de fundamental importância que o Porto de Cabedelo seja modernizado. Ele defende que o calado, que hoje é de oito metros, passe para onze ou treze metros de profundidade, o que possibilitará o movimento de grandes navios cargueiros e grandes transatlânticos, que são de fundamental importância para o turismo da Paraíba e do Nordeste.

Recentemente, Lira se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, a quem falou da importância do equipamento que, quando estiver em pleno vapor, terá condições de impulsionar a economia da Paraíba. O ministro garantiu empenho para criar as condições necessárias à execução de obras de modernização e ampliação do porto.

Ministro na Inauguração – Raimundo Lira também confirmou a vinda do ministro Helder Barbalho à Paraíba no próximo dia 8 de agosto, para participar da inauguração do Terminal Pesqueiro de Cabedelo, na Grande João Pessoa. “Será uma infraestrutura de apoio, com estaleiro, local para abastecimento e manutenção de embarcações, repouso dos marinheiros, dentre outras funções”, afirmou Lira.

Ele lembrou que, de 2010 a 2013, o Terminal Pesqueiro Público da Paraíba – TPP-PB deixou de faturar cerca de R$ 150 milhões, segundo o engenheiro de pesca da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Celso Carlos Fernandes Duarte, considerando a capacidade de armazenamento do local, de cerca de 4,8 mil toneladas de pescado/ano.

Inaugurado em 2010, o terminal, com 10 mil metros quadrados, recebeu mais de R$ 11 milhões em investimentos, em parceria entre a União e o Governo do Estado. Atualmente, o TTP está em processo de reforma e adequação em manutenção de aparelhos. Com a capacidade para armazenar até 800 toneladas de pescado, o TPP tem potencial para inserir a Paraíba no quadro econômico da pesca oceânica no Nordeste.

MaisPB

Leia Também