João Pessoa, 25 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Manoel Júnior, o calo

Comentários: 0
publicado em 25/07/2015 às 09h45

Se, com o avanço nas relações e gestos ao senador José Maranhão, o governador Ricardo Coutinho pretende esmorecer os ânimos do deputado Manoel Júnior e suas pretensões de disputar a Prefeitura de João Pessoa, o socialista vai ter muito trabalho pela frente, a julgar pelas últimas declarações do parlamentar.

Sem temer isolamento num partido que está majoritariamente alinhado com o governo, Manoel Júnior não recua um milímetro das divergências acumuladas e nem muito menos das críticas e restrições à gestão estadual. Renovou tudo ontem em entrevista ao Correio Debate, da Rede Correio Sat.

Poucos dias depois da visita estratégica do governador à casa do presidente estadual do PMDB, Júnior voltou a desancar a política de segurança da administração socialista. Responsabilizou o governo Ricardo Coutinho pela desidratação gradativa do efetivo da Polícia Militar, o que – na ótica do deputado – contribui para o aumento da criminalidade e sensação de insegurança.

Manoel choca-se frontalmente com o PMDB no apoio ao governo, sigla praticamente toda já incorporada ao jardim girassol, depois de protagonizar duríssima oposição, durante três anos e dez meses ininterruptos. “Estou de consciência tranqüila”, acrescenta Júnior, sobre não ter seguido a orientação de voto em Ricardo no 2º turno.

Sobrou crítica até no que de melhor o governo promete para a cidade; o esperado Viaduto do Geisel, na BR-230. Para Manoel Júnior, não será com um viaduto especificamente que o governador “irá resolver o problema de mobilidade urbana de João Pessoa”. Ironizou também a demora da entrega total do Centro de Convenções.

Criticar o estilo e desconstruir os méritos de Ricardo configura, pelo visto, quase como plataforma do deputado em João Pessoa. Manoel parece disposto a se consolidar como anti-ricardo na principal base política e de onde o governador acabou de sair saudado pelas urnas. Quer ocupar o espaço e assumir o discurso que em 2012 foi do PT.

Prato…
Manoel Júnior e o ex-deputado Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, almoçaram juntos ontem: no cardápio político, diálogo sobre as eleições de 2016 em João Pessoa.

…Do dia
Júnior quer avançar nos entendimentos para formação de chapa de coalizão das duas legendas na Capital. Se conseguir, parte na frente com tempo de guia e força eleitoral.

Porta aberta
Também pré-candidato a prefeito de João Pessoa, o deputado Wilson Filho (PTB) teve demorada conversa com o vereador Raoni Mendes (PDT). Wilson reforçou o convite para filiação do parlamentar ao PTB. Em rota de colisão com o PDT, Raoni ficou de pensar, mas só deve tomar a decisão aos 45 minutos do segundo tempo.

Última…
O governador em exercício, desembargador Marcos Cavalcanti, chamou de Lei da Esperança o dispositivo que permite mais recursos para pagamentos de precatórios.

…Que morre
“É um estoque sem fim, quanto mais se paga mais aparece”, disse o magistrado. “Nós pagamos agora os de 2005, ou seja, dez anos de atraso”, pontuou Marcos Cavalcanti.

Preservação
Para o deputado Veneziano Vital (PMDB), seria mais viável seu partido apresentar outro nome para disputa em Campina Grande. “Preservaríamos meu mandato”, disse.

Perda de…
O ex-vice-prefeito de Cabedelo, Cláudio Lucena, está conclamando autoridades e representação federal paraibana para lutar contra a ameaça à cabotagem do Porto.

…De receita
“Se perdemos essa cabotagem, como a Transpetro vem sinalizando, Cabedelo terá um enorme prejuízo de arrecadação”, alerta Cláudio, chamando atenção para os riscos.

Pergunta-se
Quando, efetivamente, a ex-primeira-dama do Estado, Lauremília Lucena, vai assumir o comando do diretório municipal do PSDB em João Pessoa, para o qual foi “eleita”?

PINGO QUENTE
“Caixa preta só em avião”.
Do promotor João Geraldo, candidato à lista tríplice do MP, criticando o debate às portas fechadas entre os concorrentes.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também