João Pessoa, 23 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entrevista coletiva

OAB instala comissão da Verdade da Escravidão Negra

Comentários: 0
publicado em 23/07/2015 às 07h54
atualizado em 23/07/2015 às 09h52

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), instalou, no último dia 10 de julho, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra na Paraíba, com o objetivo de resgatar maiores informações sobre a escravatura no Estado e no Brasil. A comissão é presidida pela advogada Francisca Leite; a vice-presidente é Ivan Kurisu e a secretaria geral Gilvânia Maciel.

De acordo com Francisca Leite, na próxima sexta-feira (24), a partir das 09h30, ocorrerá uma entrevista coletiva na sede da OAB-PB para apresentar a Comissão a imprensa e a sociedade paraibana. Na oportunidade também serão abertas vagas para que quiser se engajar aos trabalhos da Comissão

Francisca Leite afirma que a escravidão “foi um verdadeiro genocídio com a raça negra” e, no que pese muitos estudos a respeito do tema, ainda falta muito a ser dito. “Existem três perguntas a serem respondidas: como, onde e porque aconteceram tantas massacres com a raça pelo simples fato de ser negra. A escravidão negra até hoje reflete na vida dos negros Brasil, a exemplo do cruel racismo e preconceito existem na nossa sociedade”, disse.

O professor de Ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlos André Cavalcanti, assevera que “o objetivo da comissão é consolidar uma cultural anti-racista no Brasil para livrar o país de atitudes racistas, que permaneceram como herança maldita da escravidão”.

Francisca Leite destaca ainda que, depois dos trabalhos já consolidados, a Comissão fará um relatório que será enviado para a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, que será encaminhado para os órgãos governamentais tomarem as providências que julgarem necessárias.

“Somos um só Brasil. Queremos uma nação de iguais. O fim do racismo e do preconceito, não admitindo a intolerância e a discriminação, são fundamentais para a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna”, afirmou Francisca Leite.

MaisPB

Leia Também