João Pessoa, 20 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Frente de Oposição no forno na Capital

Comentários: 0
publicado em 20/07/2015 às 10h38
atualizado em 20/07/2015 às 07h39

Em céu de brigadeiro nesses dois anos e meio, o prefeito Luciano Cartaxo passará a conviver nos próximos dias com outra realidade política. Partidos de oposição se mexem nos bastidores para formação, desde já, de uma ampla frente de legendas com um objetivo comum: fazer contraponto à atual gestão.

O que, convenhamos, não existe, organizadamente, até aqui. A oposição declarada e ostensiva em João Pessoa hoje se resume ao pouco barulho e reclames isolados de três resistentes vereadores na Câmara Municipal (Raoni Mendes, Lucas de Brito e Renato Martins).

Artífice da movimentação, o deputado federal Wilson Filho vem discretamente contactando lideranças políticas, presidentes de partidos e pretensos candidatos a prefeito, como é o caso dele próprio. Articulação que tem encontrado receptividade e ambiente propício para sua deflagração.

De cara, pelo menos quatro partidos de grande e médio porte se interessam em apressar o bloco na rua. No PMDB, sigla cuja relação com o PT da Capital nunca foi das melhores, o deputado Manoel Júnior começou a fazer o dever de casa e conquistar maioria interna pela tese de candidatura própria.

O PSDB ensaia também interesse em lançar postulação afinada com a oposição, embora vereadores de sua bancada na Capital estejam engajados até o pescoço com a gestão de Cartaxo. O presidente estadual tucano, Ruy Carneiro, diz que respeita, mas cobrará posição quando uma decisão colegiada for tomada. O DEM já avisou: não vota no PT, nem se houver aliança com o governador Ricardo Coutinho.

Um fato novo apressa essas legendas. O PSB – em tese aliado do PT – já faz críticas abertas ao governo petista na Capital, numa inequívoca sinalização de planejamento a conta gotas de lançamento de candidatura com a estrutura do governo e o histórico de penetração na cidade. Os partidos de oposição não vão esperar pelo rompimento e ascensão do PSB. Querem marcar posição e delimitar território. E logo.

Gordo e…
Como a Coluna alertou, o 1º suplente Antônio Mineral (PSDB) voltará à Assembleia. Jullys Roberto (PEB) se manteve na vaga, mesmo com o retorno de Ricardo Marcelo.

…Magro
Quando voltar esta semana do recesso, o deputado Dinaldinho Wanderley (PSDB) exibirá outra silhueta. Ele fez cirurgia de redução do estômago e está de dieta nova.

Menos ruim
O cientista político Antônio Lavareda tem previsões pessimistas para o PT, tanto que acha melhor para candidatos petistas, como Luciano Cartaxo, por exemplo, disputar com a presidente fora do poder. “Uma coisa é ser candidato com as pessoas lembrando o que aconteceu com o governo há dois, três anos, outra coisa é ser candidato com Dilma no poder e ainda por cima tendo que se valer da sua ajuda.

Efeito…
Hospitais privados que restam em Campina Grande estão à beira do colapso. Repasses do SUS têm sido insuficientes para manutenção das portas das unidades abertas.

…Dominó
Se chegar ao extremo e houver desvinculação do Sistema, outro problema: a demanda deve ser transferida ao Trauma, já estrangulado pelo excesso de atendimentos.

Sufoco
Atolados em dívidas e dificuldades de pagar suas folhas, os hospitais privados pedem aumento da remuneração do SUS. O quadro preocupa o Conselho Municipal de Saúde.

Estudos
O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) embarcou para Portugal. Ele vai aproveitar o recesso da Câmara para atualizar seu trabalho de mestrado em Direito, em Coimbra.

Lá & cá
Tal qual na Paraíba, o PMDB de Pernambuco, via o novo presidente e vice-governador Raul Henry, já fala em estratégia de protagonismo nas eleições de 2016 e 2018 por lá.

Beco estreito
O empresário Arthur Almeida Bolinha quer se candidatar, mais uma vez, a prefeito de Campina em 2016. Problema? Dificilmente, terá legenda no PSB para esse projeto.

PINGO QUENTE
“O PT não está na nossa pauta”.
Do senador e presidente estadual do PMDB, José Maranhão, descartando planos de apoio aos petistas em João Pessoa, em 2016.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas