João Pessoa, 17 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fortalecimento

PSDB Mulher criará secretarias nas cidades polos da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 17/07/2015 às 09h30
atualizado em 17/07/2015 às 12h59

Integrantes do PSDB Mulher na Paraíba realizaram nessa quinta-feira (16), a primeira reunião da Executiva Estadual das Mulheres para delimitar as principais pautas de atuação do segmento para o segundo semestre deste ano.

Comandado pela deputada Iraê Lucena, o encontro contou com a presença de lideranças da legenda, a exemplo da deputada estadual Camila Toscano, que é vice-presidente do PSDB Mulher no Estado. Na oportunidade, Camila apresentou medidas para fortalecer a legenda em Guarabira, Região do Brejo paraibano.

A pauta deste primeiro encontro das mulheres do PSDB tratou inicialmente de planejar os incentivos para que as instâncias municipais do partido criem as secretarias das mulheres, segundo a presidente Iraê Lucena, “é imprescindível que as mulheres participam mais ativamente da política partidária e que, a partir de capacitação e o conhecimento que possuem nas mais diversas áreas, sejam aplicadas em benefício da coletividade e para isso, é importante o engajamento partidário.”.

Também foi tratado como será a participação do partido na IV Conferência Nacional de Mulheres e como se comportará o partido nas conferências estadual e municipais. Para a presidente do diretório do PSDB de João Pessoa, ex-vice governadora Lauremília Lucena, o partido precisa crescer a partir da sua base” e para tanto, cumprirá “no menor tempo possível” de indicar as mulheres que comporão o núcleo pessoense de mulheres tucanas. Lauremília também destacou a necessidade da realização de fortes campanhas para punir exemplarmente a violência contra as mulheres.

“O PSDB traçou uma série de objetivos para tornar o partido ainda mais forte no Estado.  Entre essas diretrizes está o aumento do número de mulheres filiadas ao partido, além de levar para as paraibanas, discussões em torno da cidadania feminina e de outros temas ligados aos direitos das mulheres”, ressaltou a deputada Camila Toscano.

Para ela, o momento é de crescimento da legenda e da participação feminina na política. Por isso, o PSDB Mulher traçou algumas metas para o segundo semestre de 2015.

Entre elas está à formação de Secretarias do PSDB Mulher nas cidades polos do Estado, entre elas a cidade de Guarabira, município de atuação da deputada Camila Toscano. “Pretendemos levar eventos para serem realizados em Guarabira e também atuar na cobrança pela instalação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, explicou.

Para o restante do Estado, o grupo pretende levantar aos principais problemas que atingem as mulheres em cada município de atuação das Secretarias, com objetivo de defender os direitos das mulheres nesses locais; além de incentivar a criação ou fortalecimento dos Conselhos, contribuir com a formação política do público feminino e combater qualquer tipo de injustiça, desigualdade ou discriminação e preconceito contra as mulheres.

“Nós acreditamos que o PSDB é um partido forte e irá se tornar ainda mais forte com a participação mais ativa das mulheres do nosso Estado”, sentenciou Camila Toscano.

Na sua fala, Iraê Lucena destacou que a política de cotas que obriga que os partidos disponibilizem vagas para as mulheres seja algo passageiro, “as cotas são necessárias, mas sonho com o tempo em que as mulheres participarão da política independente desta legislação, é preciso incentivar cada vez mais a participação feminina na política e o PSDB dá um importante passo ao criar o seu núcleo que não será algo figurativo e sim com forte atuação nas bases”, garantiu.

Participaram da reunião, além de Iraê Lucena e de Lauremília Lucena, 1° secretária; a ex-primeira dama do Estado, Glória Cunha Lima, presidente de honra do secretariado do PSDB – Mulher; a deputada estadual Camila Toscano, primeira vice presidente; a vereadora da capital Eliza Virgínia, 2° vice presidente; Isa Arroxelas, 3° vice presidente; e a tesoureira Sara Barreto.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas