João Pessoa, 08 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Uma espada na cabeça do TCE

Comentários: 0
publicado em 08/07/2015 às 09h26
atualizado em 08/07/2015 às 06h44

Sem bola de cristal, aposto que o Tribunal de Contas do Estado, na sessão de hoje, vai reconhecer erro formal nas planilhas de folha de pessoal enviadas para os autos de ação em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral, que investiga o governador Ricardo Coutinho por suposto crescimento exponencial do quadro de servidores do Estado na campanha.

O reconhecimento deve partir do próprio corregedor Fernando Catão, responsável pelo encaminhamento dos dados e gráficos ao TRE. No documento, segundo a ação de incidente de falsidade, promovida pelo advogado Fábio Brito, o conselheiro levanta a informação de um crescimento de 54% (40 mil) no quantitativo de servidores admitidos no ano da eleição.

Um número que, sendo verdadeiro, complicaria e muito a vida do governador no julgamento da ação, porque não haveria argumento humano capaz de justificar tamanha aberração dentro de um processo eleitoral em que o Chefe do Executivo estava concorrendo à reeleição.

Mas apesar da iminente correção a ser feita oficialmente pelo TCE, conforme a Coluna apurou, a Corte de Contas dificilmente conseguirá sair da posição de desconforto na qual se meteu. Porque embora admita um erro formal não intencional, continuará sendo alvo de questionamentos.

Simples. Mesmo descartando qualquer ato de má fé da parte da Auditoria e do respeitável conselheiro Fernando Catão, não há como fugir de uma pergunta crucial: como um órgão da natureza, importância, envergadura e responsabilidade do Tribunal de Contas desliza numa questão de tamanha relevância e em cuja força da assinatura e chancela tem poder suficiente para influenciar decisivamente no desfecho de um processo que pede a cassação de um governador?

Botando na…

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), autor da denúncia de abuso contra Ricardo Coutinho, se pronunciará hoje sobre a ação impetrada no âmbito do TRE da Paraíba.

…Parede

Na intimidade, o tucano vê na movimentação e denúncia formulada pelo jurídico do governador  uma estratégia de intimidação ao TCE e, por tabela, ao TRE da Paraíba.

Tôrres alerta TCE

Da boca do secretário Luís Tôrres: “Essa é uma revelação muito grave. Nos faz esperar revisão das informações que são repassadas por setores do TCE ao TRE e tomar medidas em relação ao julgamento das contas do governo. O TCE é uma casa de grande responsabilidade e alguns setores internos não podem se tornar extensão do escritório de advocacia de Cássio”.

Apelo

“A defesa pede que a fidelidade dos fatos venha aos autos”, rogou o advogado Fábio Brito, após protocolar ação no TRE, levantando suspeição dos dados do TCE.

Negociação…

Comando de greve da UEPB se reuniu com o reitor Rangel Júnior: “Essa crise é conseqüência da quebra da lei da autonomia”, disse à Coluna o professor Nelson Júnior.

…Aberta

Rangel fez novo apelo, ontem: “Nossa conduta é de diálogo com os representantes dos grevistas, visando as soluções e mediação do diálogo com o governo e os movimentos”.

Show

Zelia Duncan foi contratada pelo governo e será a atração da inauguração do Centro de Convenções de João Pessoa, programado para o aniversário da Capital, em agosto.

Balanço

Em coletiva, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) comemorou a edição 2015 do São João e prometeu reforços. “Nosso São João supera as vendas do Natal”, justificou.

Ligth

“O PSDB é nosso aliado na Câmara”. Do secretário de organização estadual do PT, Jackson Macêdo, no Rede Debate (RCTV), evitando criticar os tucanos da Paraíba.

PINGO QUENTE

“Se ela cair, a crise vai ser pior”.

Da presidente estadual do PCO, Lourdes Sarmento, projetando cenário catastrófico em caso de afastamento da presidente Dilma Roussef.

 * Reprodução do Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas