João Pessoa, 04 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os “mergulhos” políticos na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 04/07/2015 às 10h38

Na política, quando a maré não está boa, o melhor é evitar a superfície. Mergulhar, em alguns casos, é o gesto mais seguro e prudente, enquanto o tempo não volta à estação normal. No temporal pós-eleição da Paraíba, muitos políticos fizeram essa opção para aguardar a água assentar.

Ricardo Marcelo, ex-presidente da Assembleia Legislativa, é um deles. O deputado teve momentos de glória à frente do Poder e era festejado e cortejado por muitos que hoje lhes deram as costas. Fora do cargo, deixou o comando do PEN, enveredou por um auto-exílio político e se deu férias.

Primeiro dirigente partidário a manifestar apoio público a candidatura ao governo de Cássio Cunha Lima, o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, não contou com a reciprocidade que esperava. Sem voto suficiente para se eleger deputado estadual, recolheu-se ao posto na Capital e hiberna aguardando os fatos.

Ex-poderoso ministro da presidente Dilma, Aguinaldo Ribeiro tem vivido tempos de discrição e poucas aparições. Chegou a ser cotado como nome de peso para a disputa do Senado, escolheu o caminho mais seguro e depois da eleição também optou por sair do foco e dos holofotes.

Pelo destaque do mandato, Ruy Carneiro era tido como deputado federal reeleito, na bolsa de apostas. Escolhido pessoalmente por Cássio como vice numa chapa “predestinada” a vencer, terminou 2014 sem mandato, uma realidade que não experimentava há duas décadas, fator que naturalmente lhe coloca por trás da cortina.

A lista é enorme. Aníbal Marcolino, Severino Paiva, Nadja Palitot, entre outros, são figuras que exerceram notável influência no noticiário político, pela presença e fatos que conseguiam produzir, mas que, tragadas pela força das circunstâncias ou das urnas, entraram numa fase de distância da mídia e das rodas políticas.

No ciclo da política, o mergulho também faz parte e para certas situações é até estratégico. Mais na frente, com habilidade e feeling, uns conseguem emergir e dar a volta por cima. Outros, porém, se afogam no mar do esquecimento.

Pegando…
A brasa continua acesa em Campina. O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) revelou que o vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), seu ferrenho opositor, chegou perto de aderir.

…Fogo
“Mentiroso”. Foi o adjetivo usado pelo parlamentar comunista para confrontar a versão do prefeito tucano. “Eu desafio o prefeito a fazer o debate público, olhando nos olhos”.

Conexão Paraíba
“Foi um momento de integração. Tivemos a oportunidade de estreitar o relacionamento, mostrar o trabalho de parceria entre a TV Correio e a Rede, agradecendo o espaço para divulgação do nosso Estado nacionalmente e alinhando parcerias”. Avaliação da diretora-executiva do Correio, Beatriz Ribeiro, sobre a visita à direção nacional da Record, com a presença do governador Ricardo Coutinho.

Celebração
O presidente da Câmara da Capital, Durval Ferreira (PP), jantou, em seu aniversário (quinta), num restaurante no Bessa, com vereadores e o prefeito Luciano Cartaxo.

Dois estilos
O vereador Raoni Mendes (PDT) apareceu no jantar, mas não esperou pela chegada de Cartaxo. Já Lucas de Brito (DEM), também da oposição, continuou na confraternização.

Providência
Tão logo soube da existência de uma família em Alagoa Grande em condições subhumanas, a secretária Cida Ramos acionou sua equipe para ir ao município.

Projeto
Sentença extraída do encontro do senador José Maranhão e o deputado Hugo Motta, ontem, em Brasília: o PMDB terá candidato a governador da Paraíba em 2018.

Pré-campanha
Ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB) teria usado o Centro Estadual de Treinamento de Professores para pedir votos e atrair filiações ao seu partido.

Arrebatamento
O Pros caminha a passos largos para as mãos do governo. Reunião sigilosa em João Pessoa deflagrou a transição para o deputado Lindolfo Pires (DEM) assumir a sigla.

PINGO QUENTE
“Ele é demagógico e virou as costas pra Campina Grande”.
Do vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), criticando o governador Ricardo Coutinho pela falta de apoio ao “Maior São João do Mundo”.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também