João Pessoa, 28 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
avaliação

Lira destaca força e grandeza do PMDB para a disputa de 2016

Comentários: 0
publicado em 28/06/2015 às 14h04
atualizado em 28/06/2015 às 22h44

Ao participar do Encontro dos Núcleos do PMDB realizado neste sábado (27) no Sesc Centro, em Campina Grande, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a força e a grandeza do PMDB paraibano. O encontro, promovido pelo PMDB Jovem e PMDB Mulher, reuniu peemedebistas de todo o Estado, entre prefeitos, vice-prefeitos, deputados, os dois senadores da legenda, vereadores, dentre outras lideranças políticas de vários municípios da Paraíba.

Raimundo Lira ressaltou que o partido é o maior da Paraíba e um dos maiores do Brasil e deve chegar forte e revigorado em 2016, e como protagonista da cena política nacional, em 2018. Ele também defendeu a tese de candidatura própria nas duas maiores cidades do Estado e garantiu que o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo é o nome da vez para disputar a Prefeitura Municipal na Rainha da Borborema.

Ele lembrou que Veneziano foi o deputado federal mais votado em Campina e deixou a Prefeitura com alto índice de popularidade e obras espalhadas por toda a cidade, “o que, inegavelmente, o credencia para disputar um novo mandato na prefeitura campinense”.

Em seu discurso, Raimundo Lira enalteceu a grandeza do PMDB nacionalmente, e disse que o partido do saudoso Ulysses Guimarães foi o responsável pela redemocratização do Brasil. Aproveitando o tema, Lira também enfatizou a importância da democracia plena, construída nos últimos anos; e da liberdade de imprensa.

Em relação à Paraíba, ele reafirmou seu compromisso de continuar lutando para trazer recursos para todos os municípios e para promover o desenvolvimento do Estado, através de obras estruturantes, como a duplicação da BR 230, de Campina Grande a Cajazeiras. Com esse propósito, ele anunciou a instalação, em seu gabinete em Brasília de, uma sala para receber os prefeitos paraibanos. O espaço prestará homenagem ao ex-senador e hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.

“Na próxima semana vamos inaugurar em meu gabinete a sala dos prefeitos, que leva o nome do ex-senador Vital do Rêgo. Uma grande homenagem que vamos prestar a Vital, um senador atuante, que honrou a Paraíba”, anunciou Lira. Ele também fez um aapelo aos jovens e, especialmente, às mulheres, para que cada vez mais ingressem na política, disputando mandatos eletivos.

Durante o encontro, vários peemedebistas, como o senador José Maranhão e o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, fizeram referências a Lira como um homem atuante, que tem história, trabalho e comprometimento pelo bem da Paraíba.

O encontro reuniu peemedebistas históricos e novos, que tem contribuído para o engrandecimento do partido, e foi marcado por palestras, filiações e pela eleição que renovou o diretório do PMDB jovem de Campina Grande. Hítalo Márcio de Araújo foi confirmado como novo presidente jovem da legenda, tendo como vice, Weslley Bruno.

Reforma Política – O ponto alto do encontro foi a palestra do deputado Veneziano sobre a Reforma Política que tramita no Congresso Nacional. Por mais de uma hora, Veneziano destacou aspectos da Reforma Política já votada na Câmara Federal, se debruçando sobre temas como reeleição, eleição proporcional e distrital, clausula de barreira, financiamento público e privado de campanha, entre outros.

Na ocasião, Veneziano manifestou seu posicionamento em relação a alguns pontos da reforma, como o instituto da reeleição. Ele lembrou que, hoje, é contra a reeleição, devido os abusos financeiros cometidos por alguns governantes que usam o poder econômico para se manter no poder. O deputado defende um mandato de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da republica.

Veneziano, que faz parte de uma comissão instituída na Câmara Federal para agilizar o andamento do projeto, disse que a reforma não avançou na Câmara como o povo brasileiro esperava, mas acredita que, no Senado, o texto sofra modificações que correspondam aos anseios da sociedade.

Idealizadora do evento, a ex-deputada e hoje suplente de senadora e secretária executiva de Representação do Governo da Paraíba em Brasília, Nilda Gondim, disse que o encontro serviu para mostrar a força do PMDB, principalmente, a garra da juventude. “Esse é um encontro para fortalecer o PMDB e mostrar que, na Paraíba, o partido é grande e está unido” disse.

Presidente estadual da legenda, o senador José Maranhão também enalteceu a força do PMDB paraibano e garantiu que o partido tem dado uma grande contribuição para o desenvolvimento da Paraíba. Ele citou algumas das marcas peemedebistas como a resistência e o lado combativo. JM também lembrou que o partido está sendo preparado para 2016 e, certamente, terá candidaturas próprias nas principais cidades do Estado.

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, o deputado Raniery Paulino também fez referência à força peemedebista e qualidade de seus filiados. Ele lembrou que a FUG é um importante instrumento que o partido oferece a seus filiados, capacitando-os para disputar mandatos eletivos.

Participaram também do evento, o secretário nacional do PMDB, Sandro Salazar, o presidente e a vice do PMDB Jovem da Paraíba, Dihêgo Amaranto e  Pâmela Vital, os vereadores Olímpio Oliveira, Metuselá Agra e Rodrigo Ramos, o líder político de Sousa Zenildo Oliveira, dentre outras lideranças.

MaisPB

Leia Também