João Pessoa, 27 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ao sabor dos ventos

Comentários: 0
publicado em 27/06/2015 às 09h08

Até quem não simpatiza com Tárcio Teixeira, tem que dar o braço a torcer à sentença do ultra-esquerdista e ex-candidato a governador da Paraíba, em 2014, pelo PSOL. O assistente social está coberto de razão quando questiona a “coerência” das principais legendas do Estado.

Mesmo sem ser chamado, Tárcio se imiscuiu no debate travado nas últimas horas com o confronto envolvendo PSB, PT e PSDB, com revides, réplicas e tréplicas. A liderança do PSOL questionou a postura desses partidos, que se amam e se odeiam de acordo com os interesses das circunstâncias.

E é verdade. O PSB que hoje frita em fogo brando a gestão do PT em João Pessoa foi o mesmo que buscou, providencialmente, o apoio dos petistas para se salvar no primeiro turno da eleição estadual passada e abriu na sua chapa a vaga de senador, esquecendo todas as diferenças para formar um palanque.

O PT que virou a casaca para o PSB em 2014 é o mesmíssimo que passou três anos e meio metralhando, radical e histericamente, a gestão do governador Ricardo Coutinho. Aliás, ganhou a Prefeitura da Capital com o discurso de contraponto direto e contundente ao líder girassol.

O PSB que agora ataca e desqualifica precisou da aliança dos tucanos para ver sua expressão maior virar governador em 2010 e adulou até o último instante para ter o PSDB na chapa em 2014, o que só não ocorreu por decisão do senador Cássio Cunha Lima e sua opção de se lançar ao governo.

O PSDB que hoje incensa o PT, com gestos amistosos de quem sinaliza para a construção de uma remota parceria política, diante da fragilidade da aliança petista-socialista, é o mesmo que detona o partido de Lula e Dilma em nível nacional e acusou a legenda de Cartaxo de incoerência quando se aliou a Ricardo.

O PT que demoniza o PSDB e suas práticas é o mesmo que em João Pessoa e Campina grande dá asa aos tucanos com margem para especulações e tem entusiasmada base de apoio de vereadores do partido na Câmara de João Pessoa. Ao PT o PSDB, portanto, não serve para aliança, mas serve para sustentação.

Alguém lembra aí que o PMDB passou quase quatro anos fustigando o governo Ricardo e brigando pelo título de “verdadeira oposição”. Onde terminou? As alianças por aqui funcionam como “birutas” de aeroporto, ao sabor dos ventos. Por tudo isso, Tárcio Teixeira pode até não ter votos, mas tem muita razão.

Voltando à…
“Há algo estranho no ar”, suscitou o vereador Bira Pereira (PT), reagindo heróica e isoladamente ao ataque do vereador Renato Martins (PSB), publicado aqui ontem.

…Superfície
Emergindo de mergulho pós-eleição, Bira reapareceu em grande estilo. Fez a defesa do PT com elegância e firmeza. “Não é um ato isolado. O PSB lava as mãos”, cravou.

Um sindicalista entre PT e PSDB
Em Campina Grande, a defesa do PT e PSDB coube a um novato vereador do Pros, Alexandre do Sindicato, vice-líder do governo na Câmara. “Se houve atraso é do PSB. Vemos claramente que o governo do PSB pouco fez por Campina Grande. Em João Pessoa me parece que não havia atraso quando o PT foi apoiar Ricardo Coutinho”, devolveu, ironicamente, Alexandre.

Saída honrosa
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) estuda remédio legal e transparente para regular critérios de habilitação das entidades responsáveis pela carteira estudantil na cidade.

Fio…
O que a Polícia Federal interceptou na Operação Andaime, no Sertão, é apenas um aperitivo, a julgar pelo volume de esquemas de licitações nas prefeituras paraibanas.

…Do novelo
Nas construtoras e prefeituras investigadas na Operação, os policiais federais apreenderam duas caixas de documentos. Material que será muito útil ao MPF.

Previsão
O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), espera começar ainda este ano a construção da nova sede da Assembleia, nas imediações do Centro de Convenções.

PPP
O projeto é uma Parceria Público-Privada. O terreno já foi cedido pelo Estado. “Cabe agora a Assembleia conseguir recursos adequados”, disse relatando dificuldades.

Seca
Ao Correio Debate (Correio Sat FM), o prefeito André Gadelha (PMDB) relatou perda mensal aproximada de R$ 6 milhões com a baixa na produção de coco, em Sousa.

PINGO QUENTE
“Eles são farinha do mesmo saco”.
Do ex-candidato a governador do PSOL, Tárcio Teixeira, atacando, de uma só lapada, PT, PSDB e PSB.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também