João Pessoa, 25 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Fracassamos? Onde?

Comentários: 0
publicado em 25/06/2015 às 14h17

O 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, iniciado na terça-feira 23 de junho e realizado na Cidade de Santos/SP, teve seu término nesta quinta-feira dia 25. Trata-se do maior evento brasileiro sobre transporte e trânsito e que é bienalmente promovido pela ANTP (Associação Nacional de Transporte Público).

Mesmo com a abertura desse congresso contando com as presenças e pronunciamentos de autoridades governamentais como o governador Geraldo Alckmin (SP) e o ministro das Cidades (Gilberto Kassab), a parte que alcançou maior repercussão correspondeu à da Mesa Redonda sobre o tema questionador “Fracassamos? Onde?”, que teve como debatedores técnicos nacionalmente renomados como Cláudio Frederico (ex-secretário de transporte metropolitano de SP), Plínio Assman (ex-secretário estadual de transporte de SP), Frederico Bussinger (consultor do IDELT) e Carlos Batinga (ex-secretário de transportes de João Pessoa, Natal e Salvador).

Isto mesmo! Dissemos Carlos Batinga, nosso ex-deputado estadual, técnico nacionalmente reconhecido como dos mais abalizados nesse setor de transporte urbano!

Dessa Mesa Redonda as declarações que mais repercutiram corresponderam exatamente os de Carlos Batinga, porquanto os debatedores foram convidados a refletirem e opinarem sobre os últimos 40 anos do Brasil neste campo do transporte coletivo urbano.

Batinga foi enfático em três pontos:

– Em primeiro lugar chamou a atenção de que de 1970 a 2010 perdemos praticamente duas décadas, as de 1990 a 2010, vez que tudo que anteriormente se construiu sobre tudo no âmbito da capacitação profissional, isto foi abandonado e até desativado, período em que o governo federal basicamente nada investiu na infraestrutura do setor, muito menos em capacitação profissional;

– Em segundo lugar Batinga destacou que somente agora, de 2011 pra cá, é que o governo federal retomou os investimentos para o setor, isto por conta dos dois grandes eventos esportivos programados para 2014 e 2016 em nosso país, mesmo assim com a ausência na preocupação com um programa para a capacitação profissional;

– Por último Carlos Batinga enfatizou que especialmente pela falta de capacitação profissional, chegamos e vivemos uma crise de gestão, resultando na ineficiência nos serviços de transporte urbano.

É…Batinga tem razão: a gestão é tudo…para bem ou mal atender à população!

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas