João Pessoa, 17 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Em vídeo, PMJP apresenta obras de escavação de túnel na Lagoa

Comentários: 0
publicado em 17/06/2015 às 12h12
atualizado em 17/06/2015 às 09h18

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) reuniu a imprensa, na manhã desta quarta-feira (17), para o estágio da obra que está sendo sendo realizada Parque Solon de Lucena (Lagoa). Segundo a PMJP, a obra irá resolver problemas históricos envolvendo a Lagoa , como a poluição e os alagamentos no período de inverno. “São problemas cujas soluções definitivas já haviam sido objeto de estudos há quase um século, mas que nunca haviam saído do papel”, disse o prefeito Luciano Cartaxo (PT).

Segundo el, “mais de 90% da escavação do túnel de 640 metros já foi concluída”. “Com a obra, o excesso de água nos períodos de chuva será escoado para que não haja mais alagamentos. Além disso, duas ações já realizadas resolvem outra dificuldade histórica: a poluição. Ao redor da Lagoa foi construído um anel sanitário para desviar todos os esgotos que eram despejados no local. E a Prefeitura retirou 200 mil toneladas de detritos poluidores que se acumularam ao longo das últimas décadas no fundo da Lagoa”, destacou.
O prefeito acrescentou que “até agosto, haverá o final da concretagem das paredes internas do túnel, para que já possa escoar as águas da chuva até o Rio Sanhauá”. “Isso será feito por meio de um sistema de comportas. Quando as águas subirem na Lagoa, a Prefeitura abrirá as comportas do túnel, que começa na Avenida Padre Meira e se estende até a Avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal, para que escoem, sem poluição, até a rede de galerias pluviais e, em seguida, ao Rio Sanhauá”, explicou.

Também estão sendo iniciadas agora as obras de urbanização no anel externo do Parque Solon de Lucena. Essa área servirá à expansão da nova área de lazer. Em setembro, serão iniciadas as obras mais visíveis de todo o projeto, com a revitalização do espaço de contemplação e lazer. Ao mesmo tempo, será reconstruída toda a parede interna da Lagoa, visando protegê-la de um novo processo de assoreamento.

Todo o projeto da Lagoa foi orçado em mais de R$ 30 milhões e deverá ficar pronto no primeiro semestre do próximo ano.

Mobilidade – Com o início das obras de alargamento do anel externo da Lagoa, um novo sistema de circulação de veículos vem sendo implantado. Este sistema envolve a instalação de um novo binário na Epitácio Pessoa/Monsenhor Walfredo Leal (sentido praia-Centro) e na Pedro I/Deodoro da Fonseca/Manoel Deodato (sentido Centro-praia), além do binário envolvendo as ruas Rio Grande do Sul e São Paulo (destino Centro, em paralelo a Epitácio). O objetivo dessas obras é desafogar o Centro da cidade, reduzindo o fluxo de veículos no entorno da Lagoa.

Veja vídeo:

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas