João Pessoa, 16 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no Iêmen

Número 2 da Al Qaeda morre em ataque de drone

Comentários: 0
publicado em 16/06/2015 às 15h47
atualizado em 16/06/2015 às 12h49

O terrorista Nasser Al Wahishi, chefe da Al Qaeda na Península Arábica, foi morto em um ataque de drone americano na semana passada, no Iêmen. A morte foi comunicada pelo próprio grupo terrorista em um vídeo postado na internet. Outros dois integrantes da Al Qaeda também morreram no bombardeio. Segundo membros do governo do Iêmen ouvidos pela rede americana CNN, o ataque de drone aconteceu na última sexta-feira, na região de Hadramout. A organização terrorista declarou que o chefe militar Qassim al-Raimi foi escolhido como o sucessor de Wahishi no comando da célula regional.

Apontado como o número 2 na atual estrutura da Al Qaeda – atrás apenas de Ayman Zawahiri, o sucessor de Osama Bin Laden -, Wahishi comandava o braço do grupo terrorista na região do Iêmen e da Arábia Saudita, uma das células mais ativas da organização. Um ex-secretário de Bin Laden no Afeganistão, ele era desde 2009 o responsável pelas operações da Al Qaeda na Península Arábica.

Visto pelas autoridades americanas como uma das maiores ameaças atuais à segurança do país, o braço da Al Qaeda na Península Arábica planejou por diversas vezes atentados diretos contra os EUA. Em 2009, um terrorista ligado à organização tentou explodir um avião com destino a Detroit com 290 pessoas a bordo, mas a bomba caseira falhou. Neste ano, o grupo reivindicou o massacre na redação do jornal francês Charlie Hebdo. O governo americano oferecia uma recompensa de 10 milhões de dólares por qualquer informação que resultasse na morte ou na captura de Wahishi.
A morte de seu chefe representa um golpe duro contra a Al Qaeda na Península Arábica, que se aproveitava da instabilidade política no Iêmen para ampliar ainda mais a sua atuação. O país vive um período de conflito civil com a expansão dos rebeldes xiitas houthis.

 
Veja

Leia Também