João Pessoa, 16 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na quinta-feira

Instituto dos Cegos faz São João em homenagem a Antônio Barros e Cecéu

Comentários: 0
publicado em 16/06/2015 às 08h52
atualizado em 16/06/2015 às 05h54

Em ritmo do autêntico forró pé de serra, a felicidade contagiante de verdadeiros exemplos de vida e superação comandam, na próxima quinta-feira (18), o São João do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC). Este ano, o Instituto celebra a 20ª edição da festa, com uma homenagem aos músicos Antônio Barros e Cecéu. Entre as atrações mais aguardadas, está a tradicional Quadrilha formada por casais de deficientes visuais, uma das poucas no Brasil, além de ciranda inclusiva, Banda Swing Nordestino e Trio Forró Pezzado. A festa será realizada a partir das 19h00,na sede do ICPAC, localizado na Av. Santa Catarina, 396, Bairro dos Estados, com entrada franca.

O São João do ICPAC traduz em música, dança e muita alegria o sucesso de um trabalho que vem sendo realizado pela instituição há 71 anos, elevando a qualidade de vida de milhares de deficientes visuais, entre crianças, jovens e adultos que encontram no Instituto o acesso à educação, cultura, esporte e lazer, viabilizando a inclusão social.

“A nossa festa junina é uma forma de confraternizarmos com a família paraibana, que tanto nos apoia e possibilita o desenvolvimento do nosso trabalho. Esperamos todos aqui conosco”, convida o presidente do ICPAC, José Antonio Ferreira Freire.

Um dos momentos mais bonitos da festa é, sem dúvida, a apresentação da Quadrilha do Coronel Laurentino. Este ano, será apresentada uma coreografia criada pelas professoras Erluce Pinto, Albaniza Santos e Edilene Ferreira, com o tema São João do Estopim, em referência à música de grande sucesso de Antônio Barros e Cecéu.

O nome da quadrilha é uma homenagem ao professor José Laurentino da Silva, um dos alunos fundadores do Instituto dos Cegos da Paraíba e um dos primeiros professores cegos da instituição, onde educou e profissionalizou diversos estudantes no campo musical, além de ter se consagrado como o primeiro maestro cego do Estado.

“Ao longo do ano, os alunos do ICPAC ensaiam e se preparam comentusiasmo para este dia tão especial. Não é um trabalho fácil, mas é muito prazeroso e significa a superação de cada um e de todos em conjunto”, comentou a vice-presidente do Instituto, Ana Lúcia Leite Santos.

A festa também promoverá a escolha do rei e da rainha do milho, bem como uma Ciranda Inclusiva, tudo ao som do consagrado trio de forró pé de serra Forró Pezzado, também formado por alunos e ex-alunos do Instituto.

A entrada para o evento é gratuita e as arrecadações com a venda de comidas típicas ao longo da festa serão investidas na manutenção do ICPAC.

MaisPB

Leia Também