João Pessoa, 09 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Crise e oportunidade

Comentários: 0
publicado em 09/06/2015 às 11h08

Desde janeiro, o discurso de quebradeira na Prefeitura de João Pessoa tem sido doce na boca dos adversários do prefeito Luciano Cartaxo. Nas rodas de conversa e até na Câmara Municipal, a oposição levanta esse tema para imprimir o discurso do desequilíbrio financeiro na gestão petista na Capital.

Cartaxo esperou a hora certa e deu o troco. A antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores calou os entusiastas dessa tese. Ora, até o mais crítico oposicionista há de chegar a lógica conclusão: como pagar R$ 90 milhões (somando 13º com a folha do mês), de uma lapada, sem lastro financeiro?

A resposta do prefeito se apresenta certeira. Melhor do que falar, contrapor e gastar saliva é agir. Os fatos sempre falam muito mais do que as palavras. Cartaxo optou por responder seus algozes com um gesto incontestável de controle dos gastos e equilíbrio da máquina municipal.

A atual crise financeira, agravada pelos ajustes fiscais patrocinados pelo Governo Federal e as quedas de receitas, dão muita dor de cabeça aos gestores, mas também oferecem uma excelente oportunidade do exercício da criatividade e prova a capacidade de gestão de cada executivo.

Enquanto a solução mais plausível, aguardada e tão reivindicada não vem, o Pacto Federativo, que promete longa e enfadonha discussão no Congresso, sobra aos prefeitos e governadores a ginástica de fazer muito com pouco. Uma saída que não sai da cartola como um passe de mágica.

Pra isso, os gestores precisam, mais do que nunca, de pulso firme para fazer os cortes necessários, coragem para dar “não” e ousadia para conciliar uma consistente política de enxugamento de gastos, sem prejudicar o andamento das obras e ações demandadas pela coletividade, que paga seus impostos e quer retorno. Com ou sem crise. Cartaxo assimilou a lição.

 

Caso de…

Confronto físico entre a jornalista e ex-primeira-dama Pâmela Bório e a babá Indaiá Pires, no fim de semana, não ficou só em boletins de ocorrência, o que já era ruim.

…Polícia

Conduzida ontem à Delegacia, por “desobediência” à intimação, Pâmela sai da seara das excentricidades, que lhe deu manchetes, e entra nas páginas policiais, lamentavelmente.

Condução coercitiva

A advogada Giordana Meira de Brito, que atua em defesa da jornalista, admitiu a configuração de crime: “Expliquei que ela não poderia se negar a prestar o depoimento, pois se configurava em crime de desobediência. Como ela se recusou a ir, o delegado tem poder para convocá-la de forma coercitiva, como aconteceu hoje”.

Guerra…

Já está deflagrada a ‘competição’ silenciosa entre Prefeitura de João Pessoa e Estado. O ‘clima’ ficou evidente ontem por ocasião da antecipação do pagamento do 13º salário.

…Fria

No final da manhã, Cartaxo anunciou a medida para o dia 19. Horas depois, no seu programa semanal de rádio, Ricardo comunicou a antecipação para 18, um dia antes.

Pra descontrair

Em festa recente, o deputado Manoel Júnior (PMDB) posou para fotos com a deputada Estela Bezerra e o secretário João Azevedo. Brincou: “Quem dos dois vou enfrentar”?

Crise…

Dos 223 municípios paraibanos, somente 71 municípios estão com abastecimento d’água regular, segundo informou o presidente da Cagepa, Marcos Vinicius.

…Hídrica

Ainda de acordo com a Cagepa, 24 municípios atingiram o grau de ‘colapso’. É uma soma do rigor da seca e da baixa capacidade de armazenamento, admite Vinicius.

Dividendos

Prefeito em exercício, Ronaldo Filho (PSDB) comemorou o saldo do primeiro fim de semana do Maior São João do Mundo: “É uma indústria, que gera emprego e renda”.

PINGO QUENTE

“Bandido não pode fazer o que bem entende”.

Do governador Ricardo Coutinho, em defesa da ação da PM de Patos, que prendeu e desfilou com o grupo acusado de matar colega de farda.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também