João Pessoa, 04 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ronaldinho: tomando gosto pela política

Comentários: 0
publicado em 04/06/2015 às 10h58

O vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, demorou a entrar na política, diferente do irmão, Cássio, enfronhado na vida pública desde o começo da juventude. O ingresso tardio, porém, não tirou de Ronaldinho o entusiasmo peculiar da família pelo exercício da atividade.

Investido mais uma vez no cargo interino de prefeito da segunda maior cidade da Paraíba, na licença do titular, Romero Rodrigues, Ronaldo Filho não esconde, pelos seus gestos e palavras, a empolgação com a política. Interessante: exatamente num momento pós-derrota do clã Cunha Lima.

Mal comparando, Ronaldinho está como um namorado apaixonado. Cheio de tesão, fôlego e interesse pela companheira, fazendo planos e encantado com as possibilidades futuras. Uma paixão em muito influenciada pelo apego a memória do pai, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima.

Talvez até involuntariamente pense que fincar o pé na política seja uma forma de homenagear o poeta e manter viva a simbologia do timoneiro de um grupo que galgou os mais altos postos da hierarquia estadual, em tempos pretéritos, e deixou na descendência a missão de dar continuidade ao legado.

Tem encontrado em Romero um facilitador. Aqui e acolá, o prefeito abre espaço e vitrine para Ronaldinho “vender seu peixe” e se cacifar no cenário campinense, uma catapulta para o Estado. Sem ciúmes, Rodrigues deixa o vice à vontade. Até por uma questão estratégica: ele sabe o peso ao seu favor do apoio Cunha Lima ao seu projeto.

Nessa nova investidura, Ronaldo Filho está com a maior sede do mundo, com trocadilho e tudo. Agenda sempre preenchida de compromissos e contatos freqüentes com secretários, vereadores e lideranças políticas, além de entrevistas. Comportamento típico de quem nem de longe pretende encerrar seu currículo no ponto de partida.

Levantando a…

No Rio, o presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, reforçou o apoio ao presidente da CBF, Marco Polo, balançado no cargo, após a prisão de Marin.

…Bola

Solidário a Polo, Amadeu segue o mesmo esquema tático da ex-presidente da FPF. Rosilene Gomes mantinha excelente entrosamento com o comando da CBF.

Cartão vermelho

Em João Pessoa, o ministro dos Esportes, George Hilton, condenou os escândalos envolvendo o futebol mundial, envolto em denúncias de corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro, com reflexos no Brasil. “Ver esses acontecimentos de certa forma nos envergonha”, lamentou Hilton, durante visita à praças esportivas na capital paraibana.

Anzol

O almoço do prefeito Luciano Cartaxo (PT) com os vereadores da sua desconfiada e distante base aliada começou com uma sugestiva “isca de peixe” de entrada.

Fidelidade

Dinho, vereador do PR, foi o primeiro a chegar ao restaurante Nau para o encontro com o prefeito. Raíssa Lacerda (PSD) não ficou por baixo; apareceu logo em seguida.

Glacial

Intimamente, não foi muito caloroso o reencontro de Cartaxo e o vereador Bruno Farias (PPS), afastado da Secretaria de Turismo após crise pública com o prefeito.

Batendo ponto

Num dia de trabalho focado nas comissões e em véspera de feriado, o flagra do deputado Luiz Couto (PT) sozinho na Câmara serviu para mostrar o vazio do plenário.

Sondagem

O deputado Raniery Paulino (PMDB) encomendou recentemente uma pesquisa ampla para ter uma radiografia da política de Guarabira. Avalia disputar a Prefeitura.

Cansaço

A audiência pública esvaziada na Câmara de Cabedelo sobre o decantado shopping revela; a população já está cansando de conversa mole do Grupo Marquise, do Ceará.

PINGO QUENTE

“Se for sinalizado pra mim, eu estou pronto”.

Do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), sobre a perspectiva de se candidatar a prefeito de Campina Grande.

Reprodução Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também