João Pessoa, 03 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SEM SOBREVIVENTES

Helicóptero desaparecido é localizado no Amazonas, diz FAB

Comentários: 0
publicado em 03/06/2015 às 14h25

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, na manhã desta quarta-feira (3), que encontrou o helicóptero que estava desaparecido no Amazonas desde sexta (29). Segundo a Força Aérea, até o momento, “não há indícios de sobreviventes”.

Um piloto e quatro passageiros embarcaram no helicóptero, modelo AS-355N, que presta serviços à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e à Casa de Saúde Indígena (Casai).

A aeronave desapareceu durante voo entre os municípios de Atalaia do Norte e Tabatinga, respectivamente a 1.130 e 1.108 km de Manaus.

De acordo com informações da Defesa Civil de Atalaia do Norte, a aeronave desapareceu do espaço aéreo por volta das 18h30 (22h30 em Brasília) de sexta, quando estava prestes a pousar em Tabatinga.

A FAB informou que na noite de terça-feira (2) que avistou indícios do helicóptero a aproximadamente 40 km a sudoeste de Tabatinga, perto do horário do pôr-do-sol.

“Em função das condições meteorológicas daquele momento e das características da região, não foi possível confirmar se era o objeto da busca. No entanto, na manhã de hoje (03/06) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira desembarcou equipes de resgate no local, que puderam confirmar que se tratava dos destroços do PR-ADA. Até o momento, não há indícios de sobreviventes”, diz a nota da FAB.

Além dos 40 homens do Exército, a operação contou com profissionais do Corpo de Bombeiros do Amazonas, da Polícia Militar, Força Aérea e Defesa Civil.

Alarme falso
No sábado (30), a Força Aérea Brasileira chegou a informar ao G1 que a aeronave desaparecida havia sido encontrada. No entanto, na manhã do domingo, a FAB voltou atrás e declarou que o helicóptero seguia desaparecido.

Veja na íntegra nota da FAB

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o helicóptero AS 355N, matrícula PR-ADA, desaparecido desde o dia 29 de maio, foi avistado pela equipe de busca da FAB no fim do dia desta terça-feira (02/06), próximo ao horário do pôr-do-sol, a aproximadamente 40 km a Sudoeste de Tabatinga (AM). Em função das condições meteorológicas daquele momento e das características da região, não foi possível confirmar se era o objeto da busca. No entanto, na manhã de hoje (03/06) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira desembarcou equipes de resgate no local, que puderam confirmar que se tratava dos destroços do PR-ADA. Até o momento, não há indícios de sobreviventes.

Durante as buscas, a FAB voou 60 horas cobrindo uma área de 4.315 km², engajou diretamente na missão 30 militares, um helicóptero H-60 Black Hawk e uma aeronave C-130 Hércules.

Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) foi deslocada para o local para iniciar as investigações dos fatores contribuintes para o acidente.

Brasília, 03 de junho de 2015.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”.

G1

Leia Também