João Pessoa, 02 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM JOÃO PESSOA

Cartões do SUS terá nomes sociais de transexuais

Comentários: 0
publicado em 02/06/2015 às 17h22
atualizado em 02/06/2015 às 14h26

Depois de anos de luta, as travestis e transexuais que moram em João Pessoa conquistaram mais um direito. A partir desta terça-feira (02), elas poderão ter seu nome social nos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo foi firmado entre a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e a Secretaria Municipal de Saúde. A ação faz parte do programa Transcidadania lançado este ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Dialogamos com a coordenação do registro do cartão do SUS no município para que o respeito pelo nome social seja um direito adquirido a população das travestis e transexuais. A partir de agora, os cartões serão confeccionados com o seu nome social como nome principal e não mais no campo apelido, como constava acontecer anteriormente. Essa é uma política nacional e entendemos a importância dela como forma de identidade de gênero”, destacou Roberto Maia, coordenador de Promoção à Cidadania LGBT.

A Prefeitura de João Pessoa vem promovendo inúmeros programas de políticas publicas e inclusão social desta população, como na área de habitação, educação, direitos humanos, saúde e emprego e renda. “Essa é a forma de garantir qualidade de vida digna a essa população, que já sofre há anos com o preconceito e a exclusão social”, completou Maia.

Secom-JP

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas