João Pessoa, 26 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Diversidade Sexual

Monteiro terá sua 1ª Parada Gay no mês de outubro

Comentários: 0
publicado em 26/05/2015 às 10h50
atualizado em 26/05/2015 às 10h29

Com o objetivo de combater o preconceito, a discriminação e a violência contra os homossexuais, será promovida no próximo dia 17 de outubro, a 1ª Parada da Diversidade Sexual LGBT de Monteiro. O evento será organizado por Emerson John, que faz questão de frisar que é hetero.

O evento está dando o que falar em todo o Cariri, e promete reunir o maior número de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais da região. A concentração do evento será realizada no Bairro do Braz.

De acordo com os organizadores do evento, a justificativa para sua realização é que o Brasil é o país que mais tem realizado passeatas, marchas ou paradas LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e é em São Paulo, que se realiza a parada do orgulho gay com o maior número de participantes. E nos últimos anos tem superado os três milhões de pessoas que participam do evento. A positividade deste fenômeno está no fato de trazer ou levar às ruas a problemática de um segmento social extremamente violentado, e que sua cidadania é desconsiderada, desrespeitada ou discriminada.

“No Estado Pará, já são cerca de 40 municípios que realizam consequentemente suas caminhadas ou paradas LGBTT, em defesa dos direitos homossexuais e pela garantia de um Estado laico, de fato, já na Paraíba sabemos que nossa capital já vem realizando este tipo de eventos há alguns anos, e se espelhando na Grande João Pessoa pretendemos estender este evento ao nosso cariri, iniciando pela nossa cidade Monteiro, uma vez que é vista como uma cidade polo. Cientes da necessidade da efetivação de políticas públicas e ações efetivas no enfrentamento da homofobia, que tem inclusive matado muitos cidadãos brasileiros – no Brasil é assassinada um pessoa a cada três dias, por crime de ódio (homofobia), disse Emerson John.

Ainda de acordo com Emerson, é necessária a política da visibilidade social e de afirmação, através do aumento da auto-estima e da auto-aceitação para os LGBTT. Neste sentido, compreendemos que as passeatas LGBTT, embora não seja a única maneira, tenham se tornado territórios privilegiados para que os homossexuais brasileiros exijam seus direitos e combatam o preconceito.

“Esses são os principais motivos pelos quais propomos realizar a I Parada Diversidade sexual LGBTT em Monteiro – Paraíba: Defesa de Direitos e Construção de Cidadania para LGBTT`s e Combate a Homofobia. O município de Monteiro paraíba tem aproximadamente 30.852 habitantes, onde maior parte destes residem na cidade, local onde realizaremos a I Parada da Diversidade Sexual LGBTT. Não temos conhecimento de uma ação ou política pública local, que considere a liberdade de expressão da orientação sexual e que coíba sua descriminação ou preconceito. Por outro lado, eventos dessa natureza movimentam o turismo e a economia local, podendo inclusive inserir-se no calendário cultural e turístico da cidade de Monteiro”, concluiu a organização da Parada Gay.

Confira a programação (Dia 17-10-2015):

18 h – Concentração. (Praça do Bairro do Braz)
19 h – Saída da Passeata LGBTT
20 h – Chegada da Passeata LGBTT – Local das apresentações.
– Discurso das Autoridades presentes e/ou representantes
– Palestras.
– Show de Drag
– Desfile ( Mis Drag 2015)

MaisPB com Cariri Ligado

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas