João Pessoa, 23 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em las vegas

Belfort desafia Weidman e busca cinturão do UFC após 11 anos

Comentários: 0
publicado em 23/05/2015 às 10h46

Vitor Belfort é um dos grandes nomes do MMA brasileiro, mas há onze anos luta para voltar a ser campeão do UFC. Neste sábado, o brasileiro de 38 anos terá mais uma chance (possivelmente a última), de reconquistar um cinturão, desta vez dos médios (até 84 quilos), diante do campeão, o americano Chris Weidman, no UFC 187, em Las Vegas (EUA). Haverá ainda outra decisão de título nesta noite: os americanos Daniel Cormier e Anthony Johnson lutam pelo cinturão dos meio-pesados, que era do suspenso Jon Jones, na luta principal da noite.

O duelo entre Belfort e Weidman, apimentado por declarações fortes de ambos os lados, demorou dois anos para acontecer – foi adiado três vezes, uma por doping do brasileiro, flagrado com índices elevados de testosterona, e duas por lesões recentes do americano.

Belfort só sentiu o gosto de ser o campeão do UFC por uma luta: em 2004, superou o americano Randy Couture e conquistou o cinturão dos meio-pesados. Mas seis meses depois o próprio Couture lhe roubou o título na revanche. Desde então, Belfort perseguiu o cinturão em categorias diferentes, mas caiu duas vezes: em 2011, perdeu para o compatriota Anderson Silva com um nocaute espetacular em duelo peso-médio, nos EUA, e, em 2012, foi derrotado pelo americano Jon Jones por finalização, no Canadá, entre os meio-pesados.

Bem antes, aos 19 anos, Belfort já havia vencido o torneio dos pesados em 1997, numa época em que o UFC ainda engatinhava. Como a organização não possuia as mesmas regras dos moldes atuais, o primeiro cinturão do lutador carioca não foi oficializado por Dana White. Ainda assim, caso supere Weidman, Belfort chegará a uma marca histórica: será o terceiro atleta do UFC a conquistar o título em duas categorias distintas, igualando os americanos Randy Couture e BJ Penn.

Cada vez mais provocador, Weidman, que é oito anos mais novo que o brasileiro, ironizou sobre o que fazia na última vez que Belfort foi campeão. “Acho que eu estava na barriga da minha mãe. Em 2004 eu estava me formando no primeiro grau e me preparava para a Divisão 1 do wrestling colegial. E não me lembro muito bem o que eu fazia em 1997.”

Belfort, no entanto, não se intimidou com as palavras e disse estar em forma e preparado para fazer história. “Estou no melhor momento da minha vida. Quais outros lutadores conseguirão deixar um legado parecido com o meu?”, disse, dias antes do duelo. O UFC 187 terá início às 19h (de Brasília) e a luta de Belfort será a penúltima da noite.

Veja 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas