João Pessoa, 22 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Estacionamento nos shoppings

Comentários:
publicado em 12/04/2011 às 08h16

A respeito de questão levantada no Correio Debate (rádio) e nesta coluna acerca da cobrança do estacionamento nos shoppings centers da cidade, independente de compra de produtos nas lojas do estabelecimento, prejuízo para o consumidor, recebo pertinente e-mail de Patrick Dansk (patrickdansk@hotmail.com).

O cidadão concorda com a isenção do estacionamento para o cliente que gasta no shopping, mas levanta outra questão. “Todavia, considero de maior amplitude e gravidade a não emissão de nota ou cupom fiscal, prática recorrente em todos os estacionamentos da cidade, sejam em bancos, shoppings, hotéis e outros”.

Para Patrick, estes estabelecimentos lesam o Fisco por deixar de recolher ao erário a parte correspondente. Ele garante que João Pessoa é hoje uma das poucas capitais do país onde essa falha ocorre, “pois a entrega do cupom fiscal correspondente é prática usual em qualquer cidade de porte razoável”.

Além dos prejuízos para os cofres públicos, o antenado leitor da coluna lembra que, quando deixam de emitir comprovante fiscal de pagamento, os empresários prejudicam o usuário que por algum motivo precise prestar contas do pagamento feito ou provar sua estada nesses locais em caso de ter o veículo danificado e necessite recorrer à cobertura do seguro que a legislação impõe ao operador desse serviço.

E encerra perguntando: “Qual é o tamanho da renúncia fiscal decorrente dessa desídia”? Com a palavra a Câmara e a Assembléia. Quem topa abrir o debate?

Intervenção – O deputado Damião Feliciano (PDT) ainda tentou ensaiar cirurgia para conter a debandada, mas não conseguiu conter mágoa guardada pelo deputado Manoel Ludgério.

O troco – Ludgério confirmou ontem migração do PDT para o PSD de Rômulo Gouveia. “Tenho três mandatos e nunca indiquei um diretório municipal. Uma situação desconfortável”.

Ricardo e os próximos dias – O governador Ricardo Coutinho pontuou bem ontem ao anunciar a habilitação social, promessa de campanha. O programa beneficiará a pessoas de baixa renda com o pagamento da instrução nas auto-escolas. O perdão das dívidas, até 2010, do IPVA para motos de até 150 cilindradas também terá razoável alcance social.

Água e estrada – O que empolgou mesmo as lideranças aliadas foi o anúncio do início das obras de 800 quilômetros de estradas e as intervenções em torno do abastecimento d’água. Deputados governistas, cansados de cobranças dos prefeitos, respiraram mais aliviados.

Contraponto do PT – O deputado Luciano Cartaxo (PT) tentou melar os 100 dias da gestão socialista. “Tudo que ele prometeu durante a campanha não está cumprindo”. Coincidência ou não, dentro do Governo especula-se que o governador está muito satisfeito com a atual Oposição.

Rebelde – O deputado Márcio Roberto desafiou os censores do PMDB e agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela decisão de construir a estrada de Brejo do Cruz à Patu (RN).

Carona – Os adversários de Márcio Roberto em São Bento foram rápidos. Dizem que o ginásio e o colégio estadual, anunciados por Ricardo, já estavam licitados bem antes da adesão.

Pé no chão – Ao repórter Écliton Monteiro, da Correio Sat, o governador Ricardo Coutinho desabafou sobre os 100 dias. “Foi um período de águas turbulentas. Águas difíceis”.

Afinado – O presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo (PSDB), absorveu completamente os novos tempos. Entrou lado a lado com o governador na solenidade do Espaço Cultural.

Pelas tabelas – Nas últimas reuniões de avaliação com o secretariado, o secretário de Agricultura, Marenilson Batista (PT), recebeu forte cobrança de melhores resultados na pasta.

Surpresa – O presidente estadual do DEM, Efraim Morais, tentou relevar, mas não agüentou e fez a queixa. “Esperava que qualquer pessoa saísse do DEM, menos José Lacerda Neto”.

Recepção – A bancada do DEM na Assembléia Legislativa se reúne hoje para discutir os preparativos da visita de lideranças nacionais democratas à Paraíba, no próximo dia 28.

Embate – Deputados governistas cogitam para a sessão desta terça-feira a votação do controvertido remanejamento de recursos de Camará para o Centro de Convenções.

Cooperação – O deputado João Gonçalves (PSDB) trouxe da viagem à China um acervo de imagens do trânsito. O tucano vai apresentar o saldo da experiência ao prefeito Luciano Agra.

Nostalgia – Dizem que José Bernardino achava a diretoria da Cinep um “must”. “Promovido” a secretário executivo dos presídios, tem sentido uma saudade danada do cargo anterior.

PINGO QUENTE – “Não fiz isso quando era novo, agora vou fazer essa exper iência”. Do ex-deputado José Lacerda Neto, justificando o fim do casamento com o DEM dos Morais.

Leia Também