João Pessoa, 28 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Adriano versus Fábio: luz amarela

Comentários: 0
publicado em 28/04/2015 às 09h35

O governo pode ainda nem ter avaliado com profundidade ou dado a importância devida, mas o confronto público do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, com o chefe de Gabinete, Fábio Maia, respinga negativamente na imagem da gestão. E num ponto crucial: o caráter republicano.

Fosse apenas um protesto pela disputa de espaços de poder, tudo bem. Galdino, entretanto, extrapola na sua crítica ao braço direito do governador Ricardo Coutinho em Campina Grande e também presidente municipal da legenda na cidade. Atribui a Maia o patrocínio de centenas de nomeações, entre comissionados e contratados.

O que seria o amuo localizado reveste-se de outra conotação. Sugere dois fatos poucos auspiciosos: o governo ainda mantém razoável contingente de contratos temporários, ou seja, servidores sem concurso público, e o critério de preenchimento não seria dos mais recomendáveis, ao que sinaliza o deputado.

Vindo da boca de um parlamentar de oposição, facilmente o líder do governo na Assembleia, Hervázio Bezerra, teria na ponta da língua o mote para desqualificar a informação. Porém, verbalizado por nada mais nada menos do que o presidente de um poder e aliado de primeira hora do governo a coisa fica um tanto desconfortável.

O problema é maior do que parece. No íntimo, Galdino sabe que Fábio age com algum nível de aval superior e a depuração no rol de indicações dos deputados da base governista em Campina Grande não é ato isolado. Portanto, por tabela, a queixa de Adriano também se estende ao governo e ao governador.

Tal qual Ricardo, Galdino é de temperamento forte. E já mostrou isso com a sua cirúrgica e até certo ponto inesperada reação pública. Esse detalhe, principalmente, deve inspirar o governo a escalar seus melhores e mais peritos bombeiros para conter as labaredas. Antes que se transformem em incêndio.

Panos… – Secretário de Comunicação, Luís Tôrres se apressou em minimizar os estragos do entrevero. Reduziu o assunto a uma questão pontual e pediu bom senso aos dois lados.

…Quentes – Já Fábio Maia, alvo da artilharia de Galdino, preferiu não polemizar o assunto e passou o dia inteiro evitando contatos, entrevistas e manifestações sobre o tema indigesto.

Gestos de distensão – Apesar das ausências, a reunião do governador Ricardo e a bancada federal registra um avanço. Há disposição bilateral do diálogo e trato das grandes questões, independente de coloração partidária. Da parte de Ricardo, um gesto importante que cria um novo ambiente nas relações entre Executivo e a representação paraibana no Congresso.

Braço a torcer – A postura de Ricardo mereceu elogio até do deputado Rômulo Gouveia (PSD). Rompido, Gouveia ressaltou o “interesse do governador e de sua equipe”.

Sem sentido – Soou estranha a presença do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, representando o senador Cássio na reunião da bancada com o governador. Ficou fora de contexto.

De supetão – Na andança pelo Interior, Cássio fez questão de fazer visitas de surpresa nos municípios. Tanto que em algumas cidades não encontrou aliados (prefeitos) em casa.

De pai… – A Comissão Estadual do PMDB Jovem, eleita neste domingo com direito a presenças ilustres do partido na Paraíba, apesar da pouca idade, representa a velha guarda…

…Pra filho – Entre os dirigentes da ala da juventude, sobrenomes conhecidos: Pâmela Vital do Rêgo, sobrinha do ex-senador Vital, e Leônidas Targino, herdeiro do senador Zé Maranhão.

Gestação – Enquanto Campina Grande anuncia sua programação oficial, hoje, João Pessoa ainda estuda o formato da edição 2015 do São João, revelou Maurício Burity (Funjope).

PINGO QUENTE – “Qual trabalho relevante Eduardo Cunha fez”? Do vereador Fuba Maroja (PT), presidente da CCJ, autor de parecer contrário ao título de cidadania pessoense para o presidente da Câmara.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também