João Pessoa, 26 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

O poder da persistência

Comentários: 0
publicado em 26/04/2015 às 12h22

Responda honestamente: quantos ‘nãos’ você está disposto a tolerar ouvir até conseguir realizar seu grande sonho? Quantas ‘portas fechadas’ você imagina suportar até alcançar aquele objetivo que tanto almeja? Enfim, o quanto de rejeição você aceitaria até provar que sua ideia ou produto são valiosos?

Quando Mark Victon Hansen e Jack Canfield finalizaram o manuscrito que deu início à série de livros ‘Canja de Galinha para a Alma’, eles o encaminharam para mais de 140 editores. E sabe o que aconteceu? Isso mesmo que talvez você pensou. Todos eles o rejeitaram, ou seja, nenhum dos 140 editores quis publicá-lo. “Quando parecia não haver esperança – lembra Jack tempos depois – tentamos mais uma vez e funcionou, um editor decidiu publicar o primeiro livro”. Agora sabe o que é mais curioso? Até hoje esses autores já venderam mais de 110 milhões de cópias em 47 línguas diferentes. E quer saber mais? Eles entraram para o Guinness Book com o recorde mundial de sete livros diferentes na lista de best-seller do The New York Times.

Não precisamos ir muito longe para constatar que não existe sucesso duradouro ou vitória consagradora sem o poder da persistência, da disciplina e da força de vontade. Peguemos o caso do nosso José Ramalho Neto, mais conhecido como Zé Ramalho. Quando esse artista de voz inconfundível e de composições marcantes resolveu seguir para a cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) buscando trilhar o seu próprio caminho, ele não percorreu uma caminhada assim tão fácil, pelo contrário, sua estrada foi íngreme e o cantor sentiu na própria pele privações e dissabores dos mais diversos. “Naquele tempo era difícil gravar. Minha música não era considerada viável. Àquela época eu era zero do zero”, lembra.

Como inúmeros outros artistas da época, o compositor de ‘Avôhai’, ‘Chão de Giz’ e tantas outras belas canções não desistiu, e muito menos se quedou. Dominado pelo irresistível impulso de querer vencer (bem natural às pessoas que acreditam no seu próprio talento) conseguiu junto à Polygram produzir uma fita demo. “Foi Carlos Alberto Sion quem conseguiu uma demo para mim no estúdio da Polygram. Quando fiz minha demo ele me deu um rolo de fita e mandou eu ficar apresentando às gravadoras. Foi com essa fita que eu rodei todas as gravadoras do Rio de Janeiro”, recorda Zé Ramalho.

O resiliente filho de Brejo do Cruz, interior da Paraíba, sabia muito bem que não existe esse negócio de sucesso sem persistência e muito menos de vitória sem disciplina e força de vontade. Ele internalizou cedo a veracidade por trás da frase atribuída a Thomas Edson de que “a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”.

“Fui de gravadora em gravadora, até que um dia fui na CBS onde os nordestinos estavam começando a entrar e o Jairo Pires escutou Avôhai na minha frente. Ele era um cara espiritualizado e bateu no paladar dele. Eu vi a cara dele quando escutou, arregalou os olhos e disse: ‘Vamos gravar’. Era a última gravadora, já tinha percorrido todas”, relatou o cantor emocionado. O resto da história… ah, o resto da história todos nós conhecemos muito bem, não é mesmo? O nosso fantástico Zé Ramalho tornou-se um sucesso absoluto. Há exatos 40 anos arrebata multidões e embala paixões com suas belas músicas, a exemplo da canção ‘Sinônimos’.

Persistir bastante e suportar ‘nãos’ e ‘portas na cara’ por tempo suficiente é uma característica marcante das pessoas de ALTA performance e uma das chaves para se alcançar sucesso pleno e duradouro em qualquer área que escolher. Finalizo com uma frase do Brian Tracy, um dos mais destacados conferencistas e profissionais de treinamento empresarial da atualidade: “Em última análise, sua capacidade de persistir mais do que qualquer outra pessoa é a qualidade que lhe garantirá grande sucesso na vida”.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também