João Pessoa, 20 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ainda a OAB

Comentários: 0
publicado em 20/04/2015 às 10h43

Agitado há uma semana aqui neste espaço, o tema da sucessão na OAB ferveu a partir da abordagem focada na constatação do esmorecimento gradativo do papel social da instituição, ao longo dos últimos anos. Não foram poucas as mensagens de advogados instigados a meter a mão nessa cumbuca de resgate do histórico e fundamental viés cidadão da entidade.

            Dessa descaracterização, nenhum dos múltiplos lados e agrupamentos internos da OAB Paraíba discorda. É ponto pacífico que o interesse corporativo, também importante enquanto pauta interna, vem sendo amplamente majoritário e ganhando de goleada o foco coletivo e público, que sempre teve espaço cativo na Ordem.

De um lado, há, na oposição, quem ouse atribuir o quadro na Paraíba a atual gestão, o que seria uma premissa um tanto carregada de revanchismo e inconformismos próprios das disputas de interesses e visões tão extremadas entre vencedores e vencidos, a cada processo.

Essa ala mira diretamente no presidente reeleito Odon Bezerra, alvo de críticas pelas suas conhecidas relações políticas. “Os advogados paraibanos não devem conviver internamente com anacronismos inaceitáveis, com um líder vinculado a partidos políticos, sem rosto e identidade como advogado militante, tradição no exercício da atividade advocatícia, à míngua de causas e processos de larga repercussão no seio da nossa comunidade”, critica o advogado Carlos Aquino, por exemplo.

Há, por outro lado, quem veja nesse status quo um natural efeito colateral gerado pela cobrança da própria categoria pelas causas de valorização e fortalecimento do exercício advocatício. Esses citam o arsenal de conquistas da carreira de advogado, como o reconhecimento do direito aos honorários sucumbenciais no novo Código Civil. É desse alicerce que a atual diretoria se vale para sustentar o discurso de que seu trabalho produziu conquistas práticas, para além dos idealismos.

Desconstrução…

Não é o que pensa Hermano Gadelha, ex-candidato da oposição: “Ao longo destes últimos anos, o que vi como obra é tudo que não se coaduna com sua história de lutas”

…Histórica

“… Muito menos ainda como exemplo de democracia. Vi o descumprimento da promessa de não candidatura à reeleição. Vi a vinculação política”, fulmina Gadelha.

Conciliação dos papéis

“Estou trabalhado muito… Na defesa dos interesses dos advogados, mas também nas causas da sociedade. Isso diferenciou a OAB dos demais órgãos de classe. Estou trabalhando fortemente pra isso”, enfatizou Carlos Frederico Farias, pré-candidato a presidente da Ordem na Paraíba apoiado por Odon, em mensagem à Coluna.

Defesa…

Advogado e conselheiro federal da OAB, Carlos Frederico comemorou o saldo do evento em defesa das PECs 82 e 443, que trata da defesa da advocacia pública.

…Interna

Ele aprovou sessão especial para debater as restrições ao FIES: “O ensino público estagnou e os jovens foram obrigados a recorrer ao privado. Estão desmantelando isso”.

Candidatura…

Nem Veneziano e nem Romero. Se depender do parecer do vereador Napoleão Maracajá (PC do B) seu partido terá candidato a prefeito de Campina Grande.

…Própria

Ele próprio seria o nome. “Fui o único a fazer o embate com Veneziano, continuo na oposição a Romero. Temos coerência para juntar os insatisfeitos dos dois lados”, prega.

Nas últimas

À Coluna, o deputado Veneziano Vital (PMDB) voltou a insistir: torce pela viabilização de outros nomes da oposição. “Agora se não tiver outra forma, eu topo”, complementou.

Debate

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) passou o fim de semana no 14º Fórum de Comandatuba (SP), onde palestraram notáveis ex-presidentes da América do Sul.

Novidades

Temístocles Cabral, coordenador do Maior São João do Mundo, está otimista para a nova formatação do evento que será apresentado no próximo dia 28, no Parque do Povo.

Raízes

“Vamos à luta em busca da valorização das nossas manifestações culturais”, adiantou Temistócles, disposto a reforçar e resgatar o caráter da essência do forró na festa.

Prazo

“Não quero me meter muito, mas não acredito na durabilidade dela”. Da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), opinando sobre a natimorta aliança entre PT e PSB na Capital.

No páreo

Recém-filiado ao PC do B, Landinho Ponciano, empresário e ex-militante estudantil, está entre as opções do grupo de Alexandre Braga, em Conceição, para 2016.

PINGO QUENTE

“Eu não governo para uma categoria”.

Do governador Ricardo Coutinho, sobre a greve dos professores da rede estadual de ensino.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas