João Pessoa, 16 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo e a “nordestinidade”

Comentários: 0
publicado em 16/04/2015 às 09h32
atualizado em 16/04/2015 às 06h51

Como se previa, o dia foi histórico por toda sua carga simbólica. No mesmo espaço, governadores, deputados e senadores discutindo a necessidade de um esforço conjunto em defesa de políticas públicas e compensações para o Nordeste, uma região cuja força política não traduz na mesma proporção os investimentos federais.

Articulador da reunião, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, foi muito feliz ao denominar de ‘nordestinidade’ esse sentimento que contagia chefes dos estados e as bancadas a buscarem as alternativas político-administrativas para reparação das graves desigualdades vividas na região.

É uma ação estratégica que passa longe do sentido xenofóbico da palavra. Para o socialista, o despertar da representação política da região se baseia na “observação de que o Nordeste tem 29% da população, mas responde apenas por 13,8% do PIB e que cresceu 4,8% em média nos últimos 12 anos enquanto o Brasil 3,8%”.

Por esses dados, a diferença positiva do crescimento da região em relação ao País é de 27%, embora sem merecer atenção e olhar especiais historicamente devidos. “Mas essa diferença não dá ao Nordeste garantia de que em 40 anos a gente chegue ao patamar de representação do PIB que hoje o Sul tem”, situa o governador paraibano, revelando como estamos distantes do objetivo.

Para reparação desse quadro e a conquista do equilíbrio tão desejado por gerações a fio o caminho é pisar no acelerador desse crescimento. “E pra isso é preciso investimento, políticas públicas e entender que não podemos entrar numa lógica da recessão ou paralisação dos investimentos”, receitou Ricardo, que saiu do encontro tendo papel essencial na demarcação, definitiva, do espaço do Nordeste na pauta nacional.

Diferenças…

As querelas locais, felizmente, foram menores do que a responsabilidade institucional. O senador Cássio Cunha Lima compareceu, atendendo convite do rival Ricardo.

…De lado

Em sua fala, o tucano relatou a política de pagamento da dívida do seu governo e se comprometeu em “apoiar qualquer matéria que possa reforçar estados e municípios”.

Despertando para a unidade

“Há muito tempo isso estava adormecido. Era cada um pro seu lado. A partir de agora tem uma pauta unificada, eles sabem o querem e vão atrás”. A avaliação é do secretário de Representação, Lindolfo Pires (DEM). Ele viu, também, evolução no comportamento da bancada, que se fez presente com 10 dos seus 15 integrantes.

 Justiça…

Por proposta do desembargador Leandro dos Santos, o Tribunal de Justiça realizará estudos de aumento do percentual de impostos dos cartórios extrajudiciais ao Judiciário.

…Tributária

Na sua tese, Santos falou em “ganhos milionários” de alguns cartórios e sugeriu criação de comissão de acompanhamento da tramitação na Assembleia para evitar surpresas.

Atestado

Assim como o senador José Maranhão (PMDB), a desembargadora Fátima Bezerra, ex-presidente do Tribunal de Justiça, também foi infectada pelo mosquito da dengue.

 Despiste

Em coleta de assinaturas por uma CPI do Empreender, deputados da oposição creditam à ‘manobra’ do governo o ato de cancelamento da sessão de ontem da Assembleia.

Detalhe

A decisão de não realizar a sessão foi tomada pelo presidente interino da Casa, deputado João Henrique (DEM), integrante do bloco oposicionista, até onde a vista alcança.

Dinâmica

Não são poucos os casos de pétalas do jardim girassol que mudaram de tamanho e patente do governo Ricardo I para o Ricardo II. Para mais e para menos.

 Lava…

O deputado Hugo Motta (PMDB), presidente da CPI da Petrobrás, agendou para o dia 24 visita da Comissão ao juiz Sérgio Moro, responsável pela ruidosa investigação.

…Jato

“O esforço que estamos fazendo tem um único objetivo: auxiliar na elucidação dos casos de corrupção que atingiram nossa maior empresa”, enfatizou Hugo Motta.

Até o fim

“Até prova em contrário, somos solidários ao companheiro”. A posição é do presidente estadual do PT, Charlinton Machado, sobre a prisão do tesoureiro nacional da legenda.

Colaterais

Coincidência ou não, Charlinton Machado passou o dia do encarceramento de João Vaccari Neto inteiro com febre alta (chegou aos 39º) e muita dor de cabeça.

PINGO QUENTE

“Não tem conexão com o governo”.

Do vice-presidente Michel Temer (PMDB), comentando a prisão de Vaccari, que operou financeiramente pela campanha da presidente Dilma.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também