João Pessoa, 15 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa de formação

PMJP oferece vagas para 20 cursos profissionalizantes em 11 bairros

Comentários: 0
publicado em 15/04/2015 às 09h15

Moradores de 11 bairros da Capital já podem ter acesso à capacitação profissional bem perto de casa. Eles são contemplados com o Programa Formação, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que está ofertando 20 cursos profissionalizantes de acordo com as demandas de cada localidade. Neste primeiro ciclo, a ação está beneficiando 260 pessoas, que tiveram acesso facilitado à formação e aumentaram suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

As aulas tiveram início no último mês de março e são ministradas até o próximo mês de junho, quando as primeiras turmas receberão os seus certificados. “A intenção é que em agosto já tenhamos novas turmas abertas, beneficiando ainda mais pessoas que tenham interesse em ampliar as suas habilidades profissionais e atender as demandas do mercado”, afirmou Sandro Gomes, que é diretor de Organização Comunitária e Participação Cidadã (Dipop), setor competente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes).

Os cursos oferecidos atendem a diversas áreas de mercado, como estética, negócios e artes. Entre eles estão: Operador de Call Center, Manicure e Pedicure, Gestão de Pequenos Negócios, Cabeleireiro Avançado, Megahair, Festas e Eventos e Secretariado. Eles estão distribuídos em 11 bairros espalhados por toda a Capital, como pode ser conferido na tabela completa ao final do texto.

A escolha dos cursos para cada região acontece de acordo com as solicitações dos moradores dos bairros, como explicou a coordenadora pedagógica do Dipop, Dinah Lira. “Mantemos reuniões com a União de Associações de Bairros e com o Centro de Cidadania e a partir daí conhecemos as demandas de cada bairro, procurando oferecer vagas dentro dos cursos que cada comunidade procura”, explicou.

De acordo com ela, esse sistema garante uma maior dinâmica na oferta de cursos, já que a procura se modifica de acordo com a inserção de novos bairros.

Identificação com o mercado – A oferta de cursos do Programa Formação também se destaca pela identificação com as demandas de profissionais buscados pelo mercado de trabalho. É o caso da formação em Operador de Call Center, uma das maiores demandas de trabalho atualmente.

“O segmento de call center é um dos que mais demandam mão de obra na cidade de João Pessoa e os profissionais com capacitação largam na frente na busca por essas vagas”, afirmou o coordenador do Sine-JP, Adênio Neto. Desde 2013, mais de três mil pessoas foram encaminhadas para vagas no setor pelo Sine.

Acesso – Os cursos do programa de formação estão abertos a qualquer pessoa que possua mais de 16 anos e saiba ler e escrever. Os interessados devem procurar a Diretoria de Organização Comunitária e Participação Cidadã (Dipop), da Sedes, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O setor pode ser contatado por meio do número 3218-9245.

Confira a oferta de cursos por bairro:

BANCÁRIOS
Cursos: Decópage/ Corte e Costura
Contato: 3218-5181

COSTA E SILVA
Cursos: Colorimetria/ Secretariado
Contato: 8645-8022

CRISTO REDENTOR
Cursos: Pintura/ Artesanato
Contato: 3214-5201

CRUZ DAS ARMAS
Cursos: Estética/ Manicura e Pedicura
Contato: 9242-8633

FUNCIONÁRIOS II
Cursos: Operador de Call Center/ Gestão de Pequenos Negócios/ Cabeleireiro Avançado
Contato: 3222-2113

JARDIM VENEZA
Cursos: Festas e Eventos/ Secretariado
Contato: 3214-5201

MANDACARU
Cursos: Corte e Relaxamento/ Violão
Contato: 3214-7004

MANGABEIRA
Cursos: Serviços Domésticos/ Bijuterias e Sandálias Bordadas/ Corte e Escova
Contato: 3214-1094

EXPEDICIONÁRIO (SINHÁ BANDEIRA)
Cursos: Corte de Cabelo/ Bijuterias e Sandálias Bordadas/ Decópage/ Pintura/ Artesanato
Contato: 3241-7929
 
VALENTINA FIGUEIREDO
Cursos: Megahair/ Festas e Eventos/ Vagonite
Contatos: 32374525

ROGER
Cursos: Manicure e Pedicure / Pintura
Contato: 3214-1709

Leia Também