João Pessoa, 14 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Consultoria em motel

Comentários: 0
publicado em 14/04/2015 às 16h12

É muito comum as pessoas acharem que abrir um motel é simplesmente construir 10 ou 15 quartos, colocar uma cama, entregar as chaves e depois é só “dar uma arrumada”. Hoje motel se tornou um negócio altamente complexo e profissional. É mais fácil administrar um hotel de 100 apartamentos do que um motel com 50 suítes. Isto acontece porque um motel opera 24 horas de forma ininterrupta. Enquanto em num hotel um apartamento é ocupado uma vez por dia, em um motel uma única suíte pode ser ocupada 3, 4, até 5 vezes dependendo da demanda local.

Hoje para se trabalhar de forma profissional e com baixos custos e de forma que se tenha rentabilidade é preciso um trabalho de planejamento apurado. Construir ou revitalizar um motel se tornou um empreendimento para médios e grandes investidores.

Motel é um bom negócio? Sim é um bom negócio, se for bem planejado e administrado, senão se tornará um péssimo negócio.

Investir em consultoria é investir em economia, é estruturar seu empreendimento de forma que opere com baixos custos, é maximizar seu retorno de investimento. Um bom consultor irá identificar uma série de pontos que podem ser melhorados em seu empreendimento que irá reduzir seu custo e melhorar os serviços do motel. Cortar custos não é simplesmente demitir pessoal, trocar a manteiga por margarina, diminuir a temperatura da água quente de 50ºc para 35º. Cortar custos é identificar todos os itens de custo que não agregam valor ao motel ou racionalizar os recursos existentes.

É possível reduzir o quadro funcional sem afetar a qualidade, mas este corte de pessoal precisa ser pensado como ele irá afetar seu negócio, e é neste ponto que um bom consultor entra.

Quero reformar minha cozinha!
Só vai trocar revestimento ou vai aproveitar para refazer o layout dela para que ela seja mais eficiente e ágil, para que traga economia de energia, gás, água, e que se torne menos insalubre ao funcionário?
Por que as 2 horas da manhã o motel para de girar e todo mundo entra em pernoite?
Um bom consultor pode ter uma visão externa do problema e identificar as mudanças necessárias para que isto não aconteça.

O consultor pode ser um grande parceiro e não uma despesa que não tem retorno.

Às vezes o barato sai muito caro!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas