João Pessoa, 14 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Mesa Redonda no MTE/SR-PB

Comentários: 0
publicado em 14/04/2015 às 08h26

Todos sabemos a conceituação de “Mesa Redonda”: é um tipo de reunião na qual é apreciado determinado assunto, em princípio havendo pontos de vistas diferenciados (ou conflitantes) entre os participantes. O objetivo final, entretanto, é o de encontrar-se um consenso ou acordo que atenda às expectativas dos segmentos envolvidos.

As “Mesas Redondas” são muito comuns no âmbito das Superintendências Regionais do Ministério do Trabalho e Emprego as antigas Delegacias Regionais do Trabalho. E mais ocorrem antecedendo às chamadas “datas-base” relativas às Convenções Coletivas de Trabalho, até que se chegue ao “fechamento” de um documento acordado pelas partes.

Mas, há, também, nessa mesma área de atuação, outras “Mesas Redondas”, algumas das quais recepcionando reclamações contra eventuais ou possíveis descumprimentos ao que foi convencionado.

Há mais de 20 anos participamos dessas “Mesas Redondas”, aqui em João Pessoa, na “Delegacia Regional do Trabalho”. Por óbvio, nelas, coordenando-as, há um Mediador, representando o Ministério do Trabalho e Emprego. Ao longo desse tempo todos os Mediadores houveram-se de forma competente.

Semana passada, porém, participando de mais uma “Mesa Redonda” na Delegacia Regional do Trabalho, eis que em sua coordenação não estava um Mediador, e sim uma Mediadora: Drª Michelle Trindade Leite.

Não há e nunca houve de nossa parte qualquer pensamento de que as mulheres não tenham a mesma capacidade dos homens para a condução de qualquer atividade. Mas, diante de um auditório (aliás, “Mesa Redonda”) lotado(a) só de homens homens ditos “maduros”, inclusos naquele quadro de meia-idade para cima, admiramo-nos da postura de eficiente comando com que se houve aquela que em princípio parecia ser apenas uma jovem mulher. Coordenou a “Mesa Redonda” como verdadeira líder, que é a forma adequada para reuniões desse tipo.

O desempenho da Drª Michelle foi tal que, como representante de um dos segmentos envolvidos, juntamo-nos ao presidente-representante do outro segmento, Antonio de Pádua Dantas, isto após a assinatura da respectiva Ata, e fomos ao gabinete de trabalho da representante do MTE para expressamente lhe parabenizar por tal condução.

Não tenhamos dúvidas: há muito servidor público que faz jus a essa denominação e à missão de bem servir ao público!

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas