João Pessoa, 27 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTE SÁBADO

Erupção do 2º maior vulcão do Japão deixa um morto e 40 feridos

Comentários: 0
publicado em 27/09/2014 às 17h02

 Alpinistas foram pegos de surpresa diante de uma repentina erupção do Monte Ontake, o segundo maior vulcão do Japão, no início da tarde deste sábado (27). Ao menos uma pessoa morreu e 40 ficaram feridas, de acordo com as equipes de resgate. Sete ainda estão desaparecidas.

Sem condições de descer os mais de 3 mil metros de altura do local, os feridos foram abrigados em abrigos na montanha, disse Sohei Hanamura, gerente oficial de crises da prefeitura de Nagano. Entre eles, 32 estão com ferimentos graves, sendo que sete perderam a consciência.

Os trabalhadores do resgate, pertencentes à polícia, aos bombeiros e ao Exército, planejam chegar à área da erupção a pé durante a madrugada para tentar encontrar os desaparecidos. A decisão veio após as autoridades chegarem à conclusão de que as cinzas do vulcão seriam muito perigosas para se fazer o resgate com helicópteros.

Gerentes do alojamento para onde as vítimas foram levadas estão familiarizados com os procedimentos de primeiros socorros e têm se comunicado com os responsáveis pelos resgates na cidade, disse Hanamura.

Com uma sonoridade semelhante à de um trovão, o vulcão de 3.067 metros de altura teve sua erupção pouco depois das 12h – horário local –, em um dia claro de outono, expelindo largas plumas brancas de gás e cinzas em direção ao céu e encobrindo toda a área ao redor com um cinza espesso. A fumaça chegou a mais de 3 quilômetros de altura.

Erupções menores continuaram ao longo de toda a tarde até o anoitecer. Cerca de 250 pessoas ficaram inicialmente presas nas inclinações do monte, mas a maioria conseguiu descê-lo até a noite de sábado, segundo o canal público NHK. Algumas foram instaladas em abrigos em cidades próximas ao local.

A agência de meteorologia do Japão ampliou o nível de alerta em relação ao Ontake para 3, em uma escala que vai até 5. Também avisou as pessoas a permanecerem distantes da montanha, cujas cinzas podem se espalhar por um raio de mais de 2 quilômetros – cerca 4 km.

O Ontake fica a cerca de 210 quilômetros a oeste de Tóquio, entre as cidades de Nagano e Gifu, na principal ilha do Japão, de Honshu – onde também se situa a capital do país, além de outras das principais cidade japonesas, como Yokohama, Osaka, Fukushima e Hiroshima. A última grande erupção do vulcão havia ocorrido em 1979.

IG

Leia Também