João Pessoa, 23 de junho de 2017 | --ºC / --ºC 03:26 - 2.5 | 09:41 - 0.1 | 15:56 - 2.5 | 21:58 - 0.2 Dólar 3,33 - Euro 3,73

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Desde 1993 exerce as funções de Diretor Executivo da AETC-JP. Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

ECC, trânsito… e você!

Comentários:
publicado em 26/05/2011 às 05h19
A- A+

A questão do trânsito está aqui focado por três razões:

– Primeiramente porque tem sido o tema mais comentado, nestes tempos. Só neste meio e final de semana nada menos do que quatro artigos foram publicados em nossa mídia impressa. Na quinta-feira, dia 19, o Jornal da Paraíba (JPB), em seu Editorial, tratou sobre “Caos no trânsito”. Na sexta-feira, no mesmo Jornal, em escritos por mim assinados, o JPB publicou “Sobre o caos no trânsito”, referindo-se àquele Editorial. No sábado, mesmo com o título “Chove chuva”, o jornalista Marcos Tavares, no JPB, chama a atenção de que chover, nesta capital, “é sinônimo de trânsito congestionado e semáforos apagados …”. E ainda no mesmo sábado Osvaldo Jurema, no Correio da Paraíba, escreveu sobre “O trânsito em transe”.

Sexta-feira, antes das 19 horas, quando me encontrava no Hiperbompreço do Retão de Manaíra, eis que me chega um amigo com a seguinte cobrança: “Mário, escreva sobre a urgente necessidade da Prefeitura construir túneis cruzando vários pontos da Epitácio Pessoa, desde aquele cruzamento com a avenida Maranhão, assim como naquele ao lado do Shopping Moriah, também com a avenida Piauí, e alguns outros pontos que, de tão freqüentes e intensos os engarrafamentos, estão deixando a população irritada!”.

– A segunda razão de aqui está focado o trânsito, parece nada ter a ver com a outra palavra constante do título acima: ECC. Mas, tem, sim! O ECC corresponde ao Encontro de Casais com Cristo. E neste final e início de semana a Paróquia Nossa Senhora das Neves realizou o seu XXXI ECC. Em Encontros como este sempre tem um grupo de trabalho denominado Equipe do Trânsito, responsável, no âmbito interno do evento – que teve como local o Instituto Dom Ulrico, por toda a organização e execução dos trabalhos dessa atividade, incluído o disciplinamento dos estacionamentos. Olha, gente!… A organização é tal que esquecemos o “caos do trânsito” das ruas e avenidas!

E você, também destacado no título destes escritos, o que tem a ver com isso?

– A resposta corresponde à terceira das razões do termo “trânsito” aqui focado e colocado na abertura deste artigo. E é para dizer que lá no âmbito interno do ECC, para essa atividade do trânsito funcionar bem (e funciona!), é indispensável, fundamental mesmo, que todos sejamos disciplinados, educados e respeitosos uns com os outros, quando no volante de um automóvel! Significa dizer que devemos igualmente nos comportar com disciplinam, educação e respeito quando conduzindo qualquer veículo automotor por nossas ruas, avenidas, BRs, etc. Devemos dirigir com paciência e até tolerância.

Não se admite que um bom ou uma boa motorista, por querer logo sair do congestionamento, deixe seu carro praticamente parado embaixo de um semáforo que já lhe está com sinal amarelo ou vermelho!… Não se admite que um bom ou uma boa motorista, por sua impaciência, ultrapasse veículos (mesmo que devagar) valendo-se das faixas de acostamento, como todos os dias, de segunda à sexta-feira, tem acontecido na BR-230, no trecho entre a Mata da Amém e a saída do Conjunto Renascer! Não se admite, também, a omissão dos órgãos de fiscalização, como a PRF, diante dessas imprudências! Essas faltas, omissões e impaciências mais contribuem para os congestionamentos e irritações do trânsito!
 

Leia Também