João Pessoa, 01 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
'CIDADE VERDE'

Prefeitura de João Pessoa planta 320 árvores na Av. Beira Rio

Comentários: 0
publicado em 01/04/2015 às 14h11
atualizado em 01/04/2015 às 11h37

A Avenida Beira Rio começa a ganhar, a partir desta quarta-feira (1º), 320 novas árvores ao longo de toda sua extensão. O plantio começou na manhã desta quarta-feira (1º) e se estende ao longo do dia e também durante a quinta-feira (2). A ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é uma medida compensatória em virtude das obras de alargamento no local, para melhorar a mobilidade urbana.

Na manhã desta quarta-feira (1º), as primeiras 60 árvores foram plantadas nas imediações da Rua do Capim, nas proximidades do girador para a subida do Altiplano. As mudas utilizadas no plantio são espécies nativas da Mata Atlântica, como Sibirina, Ipês, Pau-Brasil e Pau-Formiga e fazem parte da primeira etapa de arborização.

Em alguns anos elas estarão contribuindo para o sombreamento da avenida e diminuição da temperatura. As espécies escolhidas são plantas que atingem cerca de 15 metros e não possuem raízes muito agressivas, podendo ser plantadas próximo a calçadas.

O chefe da Divisão de Arborização e Florestamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes, reforçou que o plantio é uma medida para compensar o transplante de 16 árvores, que serão, posteriormente, plantas em outros pontos da avenida e a retirada de outras 16. “A Prefeitura tem seguido o conceito de crescimento urbano sustentável. Essas árvores que estão sendo plantadas vão contribuir com o equilíbrio ecológico e também servem para a reconstrução da mata ciliar do Rio Jaguaribe”, esclareceu.

Anderson Fontes também explicou que todas essas árvores, além de  proporcionar conforto térmico, vão ajudar a filtrar as águas das chuvas. “Essas árvores serão plantadas porque existe um estudo para não ter um grande impacto no meio ambiente. Não é só uma função de embelezamento do local. Esta área tem, historicamente, alagamentos, mas já fizemos o desassoreamento do Rio Jaguaribe e já houve melhoras. Essas árvores contribuirão para essa melhora”, disse.

MaisPB

Leia Também