João Pessoa, 30 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

“Você ama a vida? Então não desperdice o tempo”

Comentários: 0
publicado em 30/03/2015 às 16h36
atualizado em 30/03/2015 às 16h41

No ano de 1986 a banda Legião Urbana lançava o segundo disco de sua carreira. O álbum “Dois” logo se tornou um tremendo sucesso consolidando, em definitivo, o nome da Legião em todo o país. Entre as 12 canções que compunham o álbum, uma delas que fortemente destacou-se foi ‘Tempo Perdido’ – a minha preferida. Logo no primeiro refrão da canção encontramos o seguinte: “Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou”. Outro dia, enquanto mais uma vez ouvia essa música, refleti a respeito do quesito TEMPO.

“Estou sem tempo!” é uma frase constantemente repetida e que caracteriza o momento que estamos vivendo. Você já notou como ultimamente parece nos faltar tempo para fazer tudo aquilo o que tanto queremos e que tanto precisamos? Já notou como hoje em dia ninguém parece ter mais tempo para nada, muito menos para seus relacionamentos familiares?

Sabemos que o tempo é algo implacável. Os ponteiros do relógio que registram sua passagem só movem-se numa única direção, para à frente. Isto significa que, por mais que se deseje, não há como mudá-lo ou tentar detê-lo, não é mesmo?

Aquela velha máxima que diz que “o tempo corre por entre os nossos dedos feito areia do deserto” nunca foi tão verdadeira como na atualidade. Claro, a percepção do tempo fluindo difere de pessoa para pessoa e de fase para fase em nossas vidas. Há época em que o tempo parece correr mais depressa. Em outros momentos, ele parece estar passando muito va..ga…ro…sa…mennnnnte, correto?

É interessante registrar que Deus, com sua infinita sabedoria e bondade, concebeu igualmente a todos a mesma quantidade de tempo,ou seja, todos nós dispomos de 1.440 minutos diários. Aí vem uma importante pergunta: como você tem usado as valiosas 24 horas do seu dia? Você tem aproveitado sabiamente esse presente precioso que Deus lhe concebeu?

Em  ‘A Tríade do Tempo’, o especialista em gerenciamento do tempo e produtividade, Christian Barbosa, escreve que “Albert Einstein costumava dizer que o tempo corre a uma velocidade de 60 minutos por hora. Nessa corrida, você tem que colocar seu carro na pista certa, naquela que irá levá-lo a seus maiores objetivos e sonhos. Caso contrário, correrá quilômetros na estrada da vida e quando chegar ao final descobrirá, tarde demais, que pegou a pista errada e continuará reclamando que o tempo voa, pois não viveu seu tempo com coisas importantes para você”.

É curioso observar que muitos vivem por quase toda a existência só reclamando que o tempo voa e que não vivem as vidas que tanto sonham porque falta, exatamente, mais tempo para isso. Mas pensa comigo, não seria mais inteligente de nossa parte começar a ter o tempo como o nosso aliado e conscientizar-se de ‘gastá-lo’ com mais astúcia e sabedoria em vez de, constantemente, perder um tempão precioso só reclamando pela nossa completa falta de tempo?

É fato, profissionais bem-sucedidos têm muitos bons hábitos em comum, entre os quais, a habilidade de conscientemente lidar com o tempo a seu favor, não como o seu inimigo. Aí vem outra questão: mas como fazer para melhor administrar o nosso tempo? Simples! Devemos começar procurando geri-lo com muito mais atenção e sapiência, e dessa forma fazer melhores escolhas. Isto significa, em outras palavras, que é imprescindível que reservemos ‘um tempinho’, justamente, programando e planejando melhor às 24 horas do nosso dia a dia. Tendo sempre em mente que das 24 horas diárias que possuímos necessitamos reservar, pelo menos, umas sete horas para o nosso repouso.

Existe uma estratégia até bem simples, mas bastante poderosa, que vai nos ajudar a planejar e aproveitar melhoras horas do nosso dia. Pegue uma caneta e uma agenda (ou anote no próprio bloco de notas do seu smartphone) e comece a definir, com clareza, tudo aquilo que será importante para você fazer nos seus dias seguintes. Se possível trace duas colunas onde na primeira constará escrito aquilo que é urgente. Já na outra, se fará presente tudo o que é importante. Agora, claro, procure não deixar isso por conta de sua memória. É imprescindível e fundamental que você crie o bom hábito de colocar suas prioridades diárias no papel, como também essencial que siga o roteiro que previamente anotou e estabeleceu.

Lembre-se que se você quer novos resultados, precisa se comprometer em fazer coisas novas: ciente de que em tudo na vida o segredo é começar e ter disciplina para prosseguir o que se começou. A propósito, uma pessoa comprometida e disciplinada faz o que precisa e o que é necessário, ao invés de apenas fazer só aquilo o que quer.

Chega de desperdiçar o tempo! Chega de ficar com aquela estranha sensação de que está correndo quilômetros na estrada da vida, mas não está chegando a lugar algum! Parafraseando diplomata e filósofo americano, Benjamin Franklin – um desses homens de talento raro, “se você realmente ama a vida então não desperdice o tempo, pois é dele que se compõe a vida”. Ah, essa advertência foi feita por ele há mais de 200 anos.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas