João Pessoa, 28 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste sábado

Ataques a seções eleitorais na Nigéria deixam 15 mortos

Comentários: 0
publicado em 28/03/2015 às 14h34
atualizado em 28/03/2015 às 11h35

Pelo menos 15 pessoas morreram neste sábado (27), incluindo um político da oposição, em supostos ataques do grupo islamita Boko Haram perto de estações eleitorais no nordeste daNigéria neste sábado, lançando uma sombra sobre a primeira disputa eleitoral genuína desde o fim do regime militar em 1999.

O pleito é visto como a primeira eleição em que um candidato da oposição tem uma séria chance de desbancar o incumbente, presidente Goodluck Jonathan, mas amplos temores de que ela possa motivar violência já estão se tornando realidade.

Pouco após a abertura das seções eleitorais, homens armados atacaram as aldeias de Birin Birin Bolawa e Funali, no estado de Gombe, frequente alvo de islamitas armados.

“Nós ouvimos os agressores gritarem: ‘não dissemos para permanecer longe das eleições?'”, contou um funcionário local da Comissão Eleitoral Independente (INEC), que pediu para permanecer anônimo.

“Estamos convencidos de que se trata do Boko Haram, porque pediram para que as pessoas não participassem do pleito”, declarou à AFP Karim Jauro, morador do povoado de Birin Fulani.

Mais tarde, homens armados atacaram a cidade de Dukku e a cidade vizinha de Tilen, também em Gombe, dispararam aleatoriamente em pessoas na fila para votar.

“Três pessoas morreram”, disse um morador, Ibrahim Ahmad, acrescentando que os homens armados, em seguida, mataram um parlamentar do estado de Gombe e principal autoridade do povo de Tilen.

Além disso, pelo menos oito pessoas, incluindo o candidato de oposição da Assembleia para Dukku em Gombe, também foram mortas por um atirador não identificado, disse um porta-voz para o Congresso de Todos Progressistas (APC, na sigla em inglês).

Abubakar Shekau, líder do grupo armado islâmico Boko Haram, ameaçou em fevereiro interromper o processo eleitoral que considera “em desacordo com o Islã”, em um vídeo postado no Twitter.

“Estas eleições não vão acontecer, mesmo que nos matem. Embora já não vivamos, Alá não vai permitir”, ameaçou.

A onda de atentados suicidas nas últimas semanas contra mercados e estações de ônibus levantam temores contra ataques aos eleitores neste sábado.

A insurreição de Boko Haram matou mais de 13.000 pessoas, principalmente no norte da Nigéria, em seis anos.

Nigerianos passam por inspeção de segurança antes de votar neste sábado (28) em Yola; suposto ataque islamita matou duas pessoas em local de votação (Foto: Sunday Alamba/AP)

Nigerianos passam por inspeção de segurança antes de votar neste sábado (28) em Yola; suposto ataque islamita matou duas pessoas em local de votação (Foto: Sunday Alamba/AP)

Pessoas decapitadas
Na véspera das eleições, na sexta-feira (27), vinte e três pessoas foram decapitadas em Buratai, no nordeste da Nigéria, supostamente por combatentes do Boko Haram, informou à AFP um deputado federal.

O ataque ocorreu na tarde da sexta, e os homens armados atearam fogo em várias casas, explicou Mohamed Adamu, deputado por Buratai, a cerca de 200 quilômetros da capital do estado de de Borno, Maiduguri.

G1

Leia Também