João Pessoa, 27 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo sobe mais um degrau nacional

Comentários: 0
publicado em 27/03/2015 às 09h27

Que o governador Ricardo Coutinho é um obstinado todo mundo sabe. Só que o desempenho na reunião dos governadores do Nordeste com a presidente Dilma supera as expectativas até dos mais otimistas integrantes do seu staff. Ricardo dominou o encontro e conquistou o posto de porta-voz dos colegas da região.

E isso não é pouco quando se trata de um paraibano entre governadores de Estados como Bahia e Pernambuco, infinitamente superiores do ponto de vista econômico e geopolítico. Ricardo ganhou esse crédito perante um grupo seleto de porção considerável desse País continental. Ele conduziu a pauta administrativa comum entregue à presidente, com pedidos de novos financiamentos, retomada de investimentos (PAC e Minha Casa, Minha Vida), além de ações de combate à estiagem.

Mas se deu na seara política o maior ponto de Ricardo. A tese do socialista – em defesa da estabilidade nacional e apoio à Dilma nesse momento de crise política – prevaleceu entre os governadores. “Não podemos concordar que o legítimo exercício do direito de oposição e de livre manifestação seja confundido com teses sem qualquer amparo na Constituição Federal, e que dificultam o pleno funcionamento das instituições brasileiras”, emplacou na Carta, numa referência ao impeachment.

Em tempos em que Dilma balança no cargo e patina na aprovação popular, o manifesto dos governadores chega em hora providencial, tanto que o ministro Aloísio Mercadante ressaltou ao final do encontro o “gesto de solidariedade e apoio à presidenta” como o ponto “mais relevante” da reunião.

E esse saldo, positivo para o governo, tem a digital de Ricardo. Atuação que confere consolidação da liderança regional e lhe dá crédito com o Planalto. Um degrau a mais no seu projeto de ‘nacionalização’.

Pedido de…

À Dilma, Ricardo sugeriu a criação do ministério da Segurança. Ele colocou os estados nordestinos como ‘laboratório’ para implantação de um sistema único de segurança.

…Socorro

“O governo deveria extinguir alguns ministérios e criar esse (Segurança) que é essencial”, ousou Coutinho, na conversa. Pleito amparado na pertinência e urgência.

Pelotão em ação

Procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro saiu empolgado de Brasília com o que viu nos bastidores da reunião dos governadores nordestinos com a presidente Dilma.

O secretário Luís Tôrres não desgrudou um segundo do ‘chefe’ durante o evento. O jornalista tem dedicado muito ao trabalho da projeção nacional do governador.

Nenhum…

Se depender do tom adotado ontem, a deputada Estela Bezerra (PSB) não recua das posições na CCJ, em que pese o reclame público do colega Ricardo Barbosa (PSB).

…Milímetro

“Estou fazendo apenas o que é correto. Eu não tenho nenhum tipo de ciúme e nem vaidade. O trabalho dessa Casa não é pra dentro, é pra fora”, cravou a parlamentar.

Igualdade

Mais comedido, Ricardo Barbosa, porém, manteve a crítica, mesmo após a reunião para conter a crise: “Deputados não podem ser mesurados por pesos e medidas diferentes”.

Novos…

Secretário de Representação do governo em Brasília, o deputado licenciado Lindolfo Pires (DEM) circula com desenvoltura nos corredores dos ministérios em Brasília.

…Ares

No sexto mandato na Assembleia, se adaptou bem e muito rápido ao clima seco da Capital Federal. A favor, o desejo de se mudar pra cidade. Com mandato na Câmara.

Marco

“Essa Casa começa uma história política diferente”, disse o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), sobre a aprovação do voto aberto na apreciação de contas.

Caldeirão

Primeiro, os servidores do Restaurante Universitário da UFPB/João Pessoa fizeram greve, depois protesto dos estudantes terminou em pancadaria. A coisa está indigesta.

Na lata

Deputado governista, Jeová Campos (PSB) não se intimidou frente ao secretário Cláudio Lima. Disse que é “crítica” a situação de Cajazeiras, que padece sem IML.

Números

A Unimed-JP cresceu em todos os indicadores avaliados pela ANS e que compõem o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2014 (ano-base 2013).

Resultados

O índice geral foi de 0,75, em uma escala que vai de 0 a 1. É a melhor avaliação entre as Unimed do Norte-Nordeste, reflexo das mudanças incorporadas pela Diretoria.

PINGO QUENTE

“O vereador será o boi de piranha da tal reforma política”.

Do vereador Olímpio Oliveira (PMDB), de Campina Grande, criticando o fim das coligações proporcionais, aprovada pelo Senado.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também