João Pessoa, 02 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CASO ELEITO

Vital garante centros para tratar crianças autistas

Comentários: 0
publicado em 02/10/2014 às 14h00

O candidato a governador da Paraíba pela coligação ‘Renovação de Verdade’, Vital do Rêgo (PMDB), garantiu que, eleito, vai implantar na Paraíba uma rede de centros especializados no tratamento de crianças inseridas no chamado Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com Vital do Rêgo, a iniciativa vai beneficiar pais e mães de crianças e adolescentes autistas de todo o estado que, hoje, estão impossibilitados de ter um acompanhamento dos seus filhos.

Vital lembrou que o tratamento para crianças autistas é feito em entidades como as AMAs – Associações de Amigos dos Autistas e que a Paraíba, atualmente, conta com apenas duas unidades, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande – esta inaugurada recentemente.

Ele disse que, apesar dos esforços de pais de autistas para garantir tratamento aos seus filhos, nas AMAs e em outras entidades que tem o mesmo objetivo (João Pessoa conta com outras entidades, como a ASAS, por exemplo, mas Campina Grande não) faltam vagas suficientes para garantir acompanhamento de quem precisa em todo o estado.

“Conheço de perto as necessidades de uma criança autista e o que a Medicina coloca como métodos com eficiência cientificamente comprovada, como o TEACCH, o ABA e o PECS. Esses métodos exigem, por exemplo, a disponibilização de profissionais especializados, que devem ser capacitados para o atendimento individual das crianças. Isso dificulta a disponibilização do atendimento nas AMAs para todas as crianças que precisam do acompanhamento”, afirmou vital.

MaisPB

com assessoria 

Leia Também