João Pessoa, 04 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÃO

Urnas auditadas na votação paralela serão de João Pessoa e Soledade

Comentários: 0
publicado em 04/10/2014 às 16h26

 A Comissão de Votação Paralela, realizou na manhã deste sábado o sorteio das duas urnas que serão auditadas nas eleições de amanhã. Foram sorteadas as seções 563, da 70ª Zona, que fica em João Pessoa; e a 70, da 23ª Zona, que fica em Soledade. O sorteio foi feito por duas estudantes da Escola Estadual Úrsula Lianza e Colégio e Curso IE, na presença do presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz José Guedes Cavalcanti Neto e quatro procuradores, entre eles, o Procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves.

O sorteio é feito por um sistema disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e acompanhado por duas auditoras enviadas por aquela Corte. Após o sorteio, estudantes das duas escolas citadas preencheram cédulas de papel como se estivessem votando nos candidatos reais da eleição deste ano. Em seguida os votos foram depositados em uma urna de lona, que foi lacrada e ficará sob segurança policial.

Neste domingo pela manhã as cédulas serão retiradas e os votos anunciados e digitados na urna eletrônica numa cerimônia pública com a fiscalização de autoridades, representantes de partidos, advogados, e a sociedade de modo geral. No final, os resultados são comparados com os dos votos em cédulas de papel para comprovar a segurança do equipamento. A votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas para mostrar a confiabilidade do mecanismo de votação adotado nas eleições brasileiras.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, agradeceu a participação dos estudantes e ressaltou a importância da votação paralela para a transparência do processo eleitoral e comprovação da segurança das urnas.

MaisPB com TRE

Leia Também