João Pessoa, 14 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Formada pela Universidade Federal da Paraíba, Alessandra Torres é apresentadora do Jornal da Correio, da TV Correio/Record, e do programa Balanço Geral, da 98 FM, de João Pessoa.

O Ponto de Equilíbrio

Comentários: 0
publicado em 14/03/2015 às 08h54

“A pressa é inimiga da perfeição”. Quem nunca ouviu ou constatou que esse famoso ditado popular é completamente verdade? Nenhuma ação apressada, ou quase nenhuma, resulta em bons frutos, muito menos nos mais esperados. Entretanto, hoje o mundo é da pressa. As pessoas estão cada vez mais agitadas, numa correria excessiva e como conviver com essa realidade é o dilema de muitos, inclusive o meu.

Algumas culturas e a maior parte das religiões tentam nos ensinar a sobreviver a todo esse estado de que tudo é para ontem, emprestando sabedoria e o exercício da paciência, mas na prática, vemos o contrário.  Até os momentos de felicidades não são aproveitados em todas as suas minúcias e passamos por eles como locomotivas em busca sempre de algo a mais e o pior que, muitas vezes, nem percebemos.

No trânsito sempre é possível nos depararmos com a pressa além do normal que resulta em conflitos, estresse e mortes, muitas mortes precoces. Só não consigo compreender por que a pressa do outro é maior do que a minha ou vice-versa? E não é, são absolutamente iguais porque o mundo é o mesmo e até a maior parte dos problemas também! Então, eis aí o desafio.

Os indianos acreditam que a vida acontece em ciclos e o que está ruim, o que causa aflição e dor passará. Isso não significa ficarmos aguardando o andamento sem agir, representa encontrar um ponto de equilíbrio para compreender que tudo, até a tristeza, a decepção e a dor fazem parte da mesma vida em igual importância para amadurecer e, com certeza saborear melhor as vitórias, a alegria e os instantes de “nadismo” com prazer.

Para encontrar esse entendimento e conviver com a realidade temos que deixar de lado, primeiramente, o egoísmo de achar que só nosso problema é importante e partir para uma convivência harmoniosa com tudo que a vida nos apresenta, sendo agente, porém aceitando e aguardando o movimento da evolução da humanidade.

Algumas pessoas conseguem esse tão almejado estado dedicando-se aos outros, à literatura, à família, procurando seu próprio oceano azul, encontrando um forma, não de se isolar, mas de viver em sociedade e contribuir. E foi isso que realizou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Flávio Sátiro, nos presenteando com a revista Genius e contribuindo para a cultura, para a história de nossa gente com matérias educativas e cultas, preservando a memória de fatos e pessoas importantes não apenas para a Paraíba, como também para o mundo, sendo um exemplo para seguir e aplaudir. Dr. Flávio Sátiro com sabedoria e bondade encontrou um modo de conviver e contribuir com a humanidade,buscando a paz interiorparaviver nesse mundo da pressa, sem esquecer também do próximo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também