João Pessoa, 08 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÕES 2014

Veja como saber em quais candidatos o seu bairro votou no último domingo

Comentários: 0
publicado em 08/10/2014 às 08h03

As eleições do Brasil são das mais informatizadas do mundo, e por sorte temos acesso aos dados muito rápido. A essa altura todos os portais tem infográficos bonitos com os resultados dos principais pleitos, mas você pode ir, por conta própria, bem além.

Uma das coisas mais interessantes é que dá para qualquer um saber como, por exemplo, o seu bairro votou – seja para presidente, deputado federal, estadual ou senador. A opção está meio escondida no site do Tribunal Superior Eleitoral. Para saber esse nível de detalhe, basta clicar neste endereço aqui a partir de um computador. Aí, é só baixar o arquivo que instalará o programa do TSE no Windows, Mac ou Linux. A interface é meio feia:

Mas funciona direitinho, razoavelmente rápido, e permite exportar os resultados para PDFs ou CSV (planilha) – o que daria para criar infográficos bacanas. O único problema: você precisa saber qual é a sua zona eleitoral, e nem sempre o título está à mão. Como você já vai estar na frente do computador, basta fazer a consulta por nome no TSE ou, se você mora em uma capital, ir neste outro site, que tem mapas com o número das zonas.

Você pode criar várias teorias sobre votos e ter uma visão mais cheia de nuance sobre que partido (ou que político) agrada que eleitorado específico. O Tiririca, por exemplo, não ficaria no top 10 da minha área. Veja os detalhes do seu lugar. É uma forma interessante de começar um debate político um pouco melhor informado.
E, lembrando, se você só quiser dar uma olhada rápida sobre estatísticas mais genéricas das eleições, pode sempre usar o app (para Android e iPhone) e o próprio site.

Pedro Burgos-Yahoo

Leia Também