João Pessoa, 06 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

No grito

Comentários: 0
publicado em 06/03/2015 às 10h18

Uma coisa, pelo menos, o presidente da CPI da Petrobrás, Hugo Mota, já demonstrou: não levará desaforo pra casa. As cenas protagonizadas ontem na Comissão sinalizam o grau inflamável dos tensos debates em curso na investigação de denúncias de desvios na nossa estatal maior.

A deliberação pela criação das subrelatorias e a indicação direta de seus presidentes causaram furor no PT, que perdeu a primazia da relatoria, e até nas legendas de oposição, queixosas da ausência de discussão prévia sobre as decisões tomadas pelo presidente da Comissão.

Ao reagir de pronto à histeria desrespeitosa de alguns parlamentares, o paraibano, até então questionado do ponto de vista da juventude e da autonomia para presidir os trabalhos, se impôs como comandante dos trabalhos. E fez bem. Do contrário, teria sido engolido logo no começo da maratona.

O bate-boca de ontem é um aperitivo do nível de tensionamento do Congresso diante das complicações e implicações dos fatos apurados até aqui pela operação Lava-Jato. O deslinde da investigação da Câmara terá poder para pedidos de cassações de parlamentares envolvidos diretamente no esquema.

Ou seja, a Comissão é um barril de pólvora embalado de interesses pesados. Políticos e econômicos. De dentro e fora do Congresso. Circunstância e contexto obrigam, portanto, o deputado patoense a reforçar todo o seu estoque de desassombro para enfrentar os desafios presentes e futuro.

O cenário impõe a ele autonomia e independência para conduzir os passos da belicosa Comissão rumo à apuração sóbria e equilibrada dos fatos elencados. Nem pode ser “fantoche” do governo e nem “coronel” teleguiado pela oposição. Por que não faltará por lá quem queira ganhar no grito.

Água…

Secretário de Articulação, Adalberto Fulgêncio nega atrito direto com o presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP). “Nem com nenhum outro vereador”, acrescenta.

…Fria

Fulgêncio expressou à Coluna confiança na superação de eventuais dissabores na relação Legislativo/Executivo. Insiste no diálogo e na compreensão da conjuntura.

Tô vendo tudo

Depois de avisar que não teme confronto com a Câmara, o prefeito Luciano Cartaxo deixou outro recado nas entrelinhas, ao comentar as críticas do deputado Ricardo Barbosa (PSB) à Saúde de João Pessoa. Vê conotação política na fala da pétala girassol, mas emenda: “Não vou sair do foco do trabalho”.

Trôco

O Ricardo Barbosa que, sem sucesso, tentou durante dias falar com Cartaxo viu, ontem, seu telefone acionado várias vezes por assessores da Prefeitura querendo contactá-lo.

 E aí?

E se o deputado Anísio Maia (PT), aliado de Luciano Cartaxo, sugerir uma inspeção no andamento das obras do Hospital Metropolitano, como reagiriam os socialistas?

Visão

Submetido à cirurgia de correção de retina, o senador José Maranhão (PMDB) passa bem. Em tempos de turbulência no Senado, ficará de olhos ainda mais abertos.

Light

Assumindo na licença de Ricardo Marcelo (PEN), Antônio Mineral é o quinto da bancada do PSDB, mas não dá sinais de que vai esticar a corda contra o governo.

Sobrevivência

“Eu não vou fazer aqui coisas que sejam contra a população da Paraíba”, frisou Antônio Mineral. Quer evitar encher mais o poço de mágoas do governo com o qual rompeu.

 Pacificação

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), avança na relação com dissidentes de sua vitória na Casa. Dos que lhe ‘combateram’, poucos se mantém na trincheira.

Norte

Vice-líder da oposição na Assembleia, o deputado Janduhy Carneiro (PTN) dá a receita para atuação de sua bancada: “Vamos pensar no interesse do povo e do Estado”.

Fora de…

Em mensagem à Coluna, o ex-secretário de Imprensa de Pernambuco, Evaldo Costa, repeliu citação do ex-governador Eduardo Campos pelo doleiro Alberto Youssef.

…Contexto

“A obra, objeto da denúncia, é executada pela Petrobrás, sem conexão alguma com o Governo de Pernambuco, a não ser o fato de ser realizada em território pernambucano”.

 

Representação

É da Paraíba a eleita para presidência Conselho Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia. Francilene Garcia foi escolhida por aclamação entre os seus colegas.

PINGO QUENTE

“Ele se transformou na verdadeira situação”.

Do deputado Tovar Correia (PSDB), ironizando a conquista de cargos do deputado Veneziano Vital no governo Ricardo II.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também