João Pessoa, 03 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Alta Gastronomia ou Cozinha de Fusion

Comentários: 0
publicado em 03/03/2015 às 11h20

Este tipo de cozinha surgiu na França e na Espanha para depois ganhar o mundo com os Chefs. Um dos maiores Chefs de cozinha do mundo que começou com esta alquimia foi Ferran Adrià Acosta. Ele é um cozinheiro na Espanha, famoso Chef do Restaurante El Bulli em Roses, na Costa Brava, Catalunha (um pequeno lugarejo próximo a Barcelona), onde hoje não existe mais. Você teria que fazer reservas absurdas para poder degustar de suas alquimias fusionadas e esta reserva poderia chegar a dois anos de espera. Uma peculiaridade é que o restaurante só abria seis meses no ano, o suficiente para ele ganhar seus milhares de Euros com mídia, vendas ligada a gastronomia, publicidades, palestra…

A cozinha Fusionada nada mais é do que alquimia. São químicas, gastronomia molecular, que na verdade se transforma em um laboratório de criação, como espumas, gelatina liquida… Tudo isso se transforma em comidas.

Alguns chamam de técnica, outros de movimento. Seria a reinterpretação dos métodos e insumos utilizados na produção de um prato antes não imaginado.

Acredita-se que a “fusion food” tenha alavancado nos meados dos anos 70 ou 80 com a chegada da “nouvelle cuisine” (movimento que visava à transformação de alimentos simples do campo em requintados pratos de uma cozinha contemporânea Fusionada). Que hoje abraça o mundo e o Brasil.

Um exemplo de um tipo de prato pode ser um arroz de quinoa, com espuma de feijoada, acompanhado de couve em tiras e ovo cozido a 63º, que se forma em um único prato.

É um tipo de comida para quem tem um paladar muito apurado e quer gastar um pouco mais, mesmo não tendo restaurantes que trabalhem especificamente nesta área aqui na Paraíba. Se você aprecia, pode encontrar alguns pelo Brasil.

Bom apetite!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também