João Pessoa, 26 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Ônibus sustentável

Comentários: 0
publicado em 26/02/2015 às 12h18

Perguntaram-nos se aqui em João Pessoa, no âmbito da frota do transporte coletivo urbano, já existe, mesmo, algum ônibus classificado como “sustentável”, ou seja, aquele veículo que opere já adequado à  tecnologia que proporciona bem menos poluição ao meio ambiente.

Esta pergunta foi-nos formulada – e assim justificada pelo próprio questionador – porque ele observara que alguns ônibus, especialmente da empresa Santa Maria, têm, em sua lateral, um desenho circular (como que representativo de um selo), nele contendo a expressão “ônibus sustentável”.

É verdade! Há, mesmo, aqui em João Pessoa, dentro da frota dos ônibus do transporte coletivo urbano, especialmente da empresa Santa Maria, veículos com esse selo “ônibus sustentável”! E é verdade também que esses veículos estão mesmo no contexto dos “ônibus sustentáveis”!

Por que?!…

– Esses veículos, não só os que estão com essa indicação de  “ônibus sustentável”, mas todos os fabricados a partir de 2012, particularmente os da marca Mercedes Benz, já vêm dotados de uma tecnologia (a “Blue Tec 5”) em que mais recomenda (ou obriga) a utilização do diesel tipo S-10, para propiciar melhor desempenho. Este melhor desempenho dá-se tanto do ponto vista da funcionalidade do veículo quanto, principalmente, na redução da emissão de poluentes.

Esse  diesel S-10 tem preço maior que o diesel mais comum (o S-50). É quase 10% mais caro. Entretanto, como informam os especialistas nesse assunto, “o próprio nome (S-10) já indica que possui 10 partículas por milhão de enxofre (ppm) em sua fórmula, contra 50 ppm de seu antecessor (o S-50), o que resulta em menores emissões de partículas nocivas na atmosfera, causando menos danos ao meio ambiente”.

Há, portanto, em João Pessoa, no sistema de transporte coletivo urbano, algumas dezenas de veículos do tipo “ônibus sustentável”, mesmo que na maioria deles não conste o selo como o faz a empresa Santa Maria. O fato é que, como bem noticiado a cada ocorrência, em 2012, 2013 e 2014 houve renovação de parte da frota, nela se incorporando “novos ônibus novos”, ou seja, no transporte coletivo urbano de João Pessoa cerca de 150  veículos, que se utilizam do diesel S-10, são do tipo “ônibus sustentável”.

E para evitar qualquer dúvida e/ou contraponto desnecessário, precisa desde já ser dito que existem outros tipos de “ônibus sustentável”, como o “Hybridus”, produzido pela Agrale, também denominado como “ônibus ecológico”. Tem dois motores, um funcionando a díesel e o outro composto por um sistema elétrico. De acordo com o noticiário, alguns deles se encontrariam em experiência inclusive na cidade de Fortaleza.

Mas, aqui em João Pessoa, já tem, sim, “ônibus sustentável”, como acima mencionamos!

Leia Também