João Pessoa, 20 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

A vida não tem partido

Comentários:
publicado em 08/08/2011 às 07h02
A- A+

João Pessoa já está entre as cinco capitais brasileiras onde mais se mata jovens entre 16 e 25 anos. Segundo pesquisa apurada do doutor em Sociologia, Ariosvaldo Diniz, do Núcleo de Estudos da Violência da UFPB, a estatística prova a explosão da violência em nosso Estado nos últimos dez anos.

Os dados colhidos pelo pesquisador mostram que essa faixa de vítimas da violência é formada por negros e pobres. Nem precisa doutor Ariosvaldo acrescentar, mas até um leigo somaria a esses fatores a crescente das drogas sobre a juventude.

Por isso, a importância do debate a ser travado hoje em audiência pública na Assembléia Legislativa, conjuntamente com a Comissão Especial de Combate às Drogas. A agenda devolve ao Legislativo a prerrogativa de caixa de ressonância da sociedade e tira o Parlamento do foco das discussões estéreis movidas à politicagem.

A opinião pública que tanto cobra uma postura mais republicana e proativa dos nossos representantes terá a oportunidade de também deixar sua parcela de contribuição na dissecação do assunto, emprestando ao menos a singela presença.

O combate às drogas não é apenas um tema a mais no rol das pautas cotidianas. É uma questão pra ontem a merecer todos os melhores esforços de toda nossa gente de bem que sonha ver filhos e netos vivendo num mundo menos oprimido e mais sóbrio.

Hoje é dia dos homens e mulheres, pobres e ricos da Paraíba se irmanarem. A droga não escolhe classe, cor e nem credo. E esta não deve ser uma causa solitária de quem amarga o drama da dependência, mas de todos que o querem bem distante.

Empenhado –
Justiça seja feita. O jovem deputado Wilson Filho (PMDB) tem se dedicado ao tema e gerou toda a articulação para engrandecer a dimensão do evento.

Esforço –
O presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo (PSDB), ligou diretamente para pedir a presença dos deputados estaduais na audiência pública de hoje.

A lista do Pacto pelo Social – O governador Ricardo Coutinho deve convocar entrevista coletiva para esta quarta-feira (10). Na pauta, a divulgação da lista dos municípios e projetos contemplados na seleção do Pacto pelo Social, coordenado pela Secretaria da Articulação Municipal. Saúde e Educação estão no foco prioritário da primeira etapa do Pacto.

O gordinho e a dieta light –
Na convenção municipal do PSD, em Campina, o vice-governador Rômulo Gouveia adotou discurso mais ameno, diferente do tom da recente convenção do PSDB campinense. Pregou a mudança na cidade e defendeu a unidade da Oposição.

Cedendo a vez –
Instado a falar sobre em qual cenário postularia a vaga de candidato da Oposição, Rômulo adotou o comedimento. Lembrou que já foi candidato duas vezes e, portanto, não poderia ostentar um comportamento egoísta em relação aos outros nomes.

Quem não deve… –
Por que o presidente da Unimed-JP, Aucélio Gusmão, não quer nem ouvir falar na contratação de auditoria externa, sugerida pelo Conselho Fiscal?

…Não teme –
A não ser que sejam verdadeiros os levantamentos preliminares de déficit financeiro na cooperativa. A auditoria serviria para tirar a prova dos nove.

Fim da novela –
O líder do “blocão”, Hervázio Bezerra (PSDB), comunica hoje ao deputado João Henrique (DEM) a definição da CCJ a ser anunciada na terça.

Pendência –
A votação do projeto da permuta da Acadepol está dependendo agora apenas do laudo da Caixa. Se chegar hoje, a matéria vai ao plenário esta semana.

Reivindicação –
Sindicato e Cagepa discutem hoje, às 15h, no TRT, um acordo para o dissídio coletivo. A categoria quer reajuste de 7%. A empresa oferece 6,52%.

Na lanterna –
Reajustes em Minas Gerais e São Paulo devolveram aos delegados da Paraíba o pior salário do Brasil, segundo levantamento da Adepdel-PB.

Apelo –
“Confiamos no governador Ricardo Coutinho na solução do nosso problema remuneratório”, diz a nota distribuída ontem pela Associação.

Jogando a rede –
O deputado Anísio Maia (PT) visitou no fim de semana Conceição, Aguiar, Igaracy e São José de Piranhas. Quer pescar a eleição de aliados nessas cidades.

Olho na imprensa –
Será lançado hoje, 19h, no Centro de Educação da UFPB, o Observatório da Mídia Paraibana. Não haveria quadra e momento mais oportuno.

Zumbi –
Casou espanto na ágora de Itabaiana o fato de um dos tesoureiros da Prefeitura pousar para foto dentro de um caixão. E dizem que o rapaz é bem vivo.

PINGO QUENTE – “Nem Oposição e nem Governo. Eu sou da bancada do povo”. Do vereador pessoense Dinho (PRP) aguardando o desfecho do processo de Sérgio da Sac na Justiça Eleitoral em cima do velho Bloco do Muro.

*Reprodução do Correio da Paraíba

Leia Também