João Pessoa, 24 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP. Professor do DCSA/CCAE/UFPB. Líder do GAPCIC/UFPB/CNPq.

Um novo desafio, uma nova motivação!

Comentários: 0
publicado em 24/02/2015 às 12h09

Durante muito tempo escutei que a academia, em especial, os pensadores devem sempre se posicionar. Num primeiro momento relutei. Escrevi sobre assuntos pontuais, porém sem regularidade e muitas vezes com exacerbado temor. O que irão pensar, o que irão dizer? Aqui não me considero um pensador, mas sim um professor universitário que quer trazer temas para o debate.

Nos últimos dias, algo novo vem me motivando, quer seja a necessidade de me expressar e opinar sobre os acontecimentos de nosso estado e de nosso país, advindos da natureza de minha formação, quer seja, a responsabilidade que nós formadores de opinião e educadores temos perante a sociedade, a qual precisa de pessoas que debatam desprovidos de cores partidárias.

Daí aceitei o convite de Heron Cid para escrever uma coluna no site MaisPB. Pretendo, nesse espaço, que me é dado, debater assuntos dos mais variados, bem como, buscar militar pela política econômica, amarras que impedem o desenvolvimento e principalmente ações concretas e que possam vir a ser capazes de fomentar o desenvolvimento sustentável, tanto do ponto de vista ambiental, como da perpetuação dos negócios.

Comprometo-me em discutir temas que se mostram palpitantes no cotidiano da sociedade. Apesar de, em alguns momentos haver um linguajar técnico enfadonho, pretendo tratar de maneira mais acessível ao leitor comum, e sem me ater aos limites impostos por outros veículos, que diferentemente da internet, são restritos.

Depois o primeiro ano à frente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep); órgão suplementar vinculado ao gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, vivenciei diversos debates, conversei com inúmeras pessoas, e de forma uníssona, escutei: a academia deve contribuir com o debate do desenvolvimento do nosso estado. Esse, de certa forma, é um dos pontos motivadores e pretendo não fugir dessa responsabilidade. Espero que vocês me acompanhem nesse espaço, e deixo os contatos para contribuições e críticas.

Para terminar…o dramaturgo Caio Fernando Abreu define esse momento:

Corri, tentei fugir, mas quando tem que ser, não adianta, será.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também