João Pessoa, 13 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INVESTIGAÇÃO

Áudio registra momentos antes da queda da aeronave de Campos

Comentários: 0
publicado em 13/10/2014 às 09h49

Dois meses depois do acidente aéreo que aconteceu no litoral paulista e matou o então candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), a gravação da conversa final entre os pilotos e a Base Aérea de Santos, que aconteceu nos últimos instantes do voo, foi divulgada. As informações foram obtidas com exclusividade pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Segundo a gravação, o voo parecia transcorrer normalmente até que o comandante avisa que vai tentar arremeter a aeronave. Depois disso, a torre chama pelos pilotos por dez vezes e não consegue obter nenhuma resposta.

O avião estava voando alto quando o co-piloto fez o primeiro contato com a Base Aérea para perguntar sobre as condições climáticas para o pouso. Como a visibilidade era baixa, os pilotos teriam que se guiar apenas pelas antenas de rádio.

Mais tarde, o co-piloto confirma a arremetida. Em seguida, a Base pergunta “Está prosseguindo pro… nova tentativa de pouso?”. O piloto começa a responder: “Devido às condições, nós vamos su… é…”. Após um tempo, ele completa: “Nós vamos aguardar e chamaremos novamente, ok?”.

Depois disso, a Base tentou contato com a aeronave e não obteve nenhuma resposta.

Eduardo Campos, morreu na manhã do dia 13 de agosto, em um acidente de avião em Santos, em São Paulo. Segundo as investigações, a aeronave Cessna 560 XL decolou do aeroporto Santos Dumont (RJ) com destino ao Guarujá, mas perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de ter arremetido a uma tentativa de pouso por conta do mau tempo.

Terra

Leia Também