João Pessoa, 16 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FILHOTE

Baleia jubarte é encontrado morto em praia de Florianópolis

Comentários: 0
publicado em 16/10/2014 às 15h14

 Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (16). Segundo o subtenente da Polícia Militar Ambiental Marcelo Duarte, o animal tem cinco metros de comprimento e pesa cerca de cinco toneladas. Será feita biópsia no mamífero e, depois, estudada uma logística de como tirá-lo da praia.

Por volta das 9h os policiais ambientais foram acionados por outros agentes da corporação. A veterinária que trabalha no Parque do Rio Vermelho se deslocou até a praia para fazer a biópsia. O animal está no canto Sul da Praia dos Ingleses.

O corpo do mamífero não apresenta ferimentos. Uma biópsia deve determinar as causas da morte. Após o exame, será pensada uma logística de como retirar o animal da praia. A área não está isolada e atraiu muitos curiosos nesta manhã.

Segundo a pesquisadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Lamaq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bianca Romeu, a baleia jubarte migra para a Bahia para se reproduzir e depois volta para a Antártida. Nesta época do ano, a espécie está retornando do Nordeste brasileiro.

A baleia jubarte costuma transitar em mar aberto. De acordo com a pesquisadora, o filhote encontrado na praia deve ter morrido no caminho e vento e maré acabaram arrastando o corpo para a areia. Representantes do Lamaq também foram até o local onde o mamífero foi encontrado.

G1

Leia Também