João Pessoa, 18 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CÂNCER DE MAMA

ALPB realiza sessão especial sobre o Outubro Rosa na próxima terça

Comentários: 0
publicado em 18/10/2014 às 16h34

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza sessão especial, na terça-feira (21), às 14h, em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo é alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

A solenidade é de autoria do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN). A sessão contará com a participação da presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Tarciane Campos Ramalho. Ela vai ministrar palestra sobre o tema: Câncer de Mama – cuidados e tratamentos.

"O nosso intuito é envolver toda a sociedade para a prevenção do câncer de mama. Se detectada no início, maiores são as chances para a cura da doença", disse o deputado Ricardo Marcelo.

O Poder Legislativo tem realizado ações com o objetivo de chamar a atenção para ao tema. Na segunda-feira (20), será inaugurado um mural na sede da ALPB com mensagens enviadas pelos servidores, parlamentares e alunos da Escola Infantil e do Legislativo com incentivos para a prevenção e tratamento da doença.

“Além de palestras e do Mural Rosa, a TV Assembleia vem veiculando matérias temáticas sobre as formas de prevenção da doença. A agência de notícias da ALPB também está divulgando matérias sobre as leis e projetos em tramitação, que beneficiam mulheres portadoras do câncer”, destacou Daniella Ribeiro (PP).

Apoio às mulheres

Entre as leis voltadas para a prevenção ou assistência de mulheres vítimas da doença, destacam-se a n° 10.189, que obriga o Executivo a conceder terapia em grupo para mulheres com câncer de mama nas unidades de saúde; e a lei n° 9.958, que institui no âmbito dos hospitais da rede pública o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama.

A lei n°10.319 assegura o acesso às técnicas de preservação de gametas e ao tratamento para a procriação medicamente assistida aos pacientes em idade reprodutiva submetidos ao tratamento do câncer. Já a lei n° 9.115 concede passe livre aos portadores de câncer nos ônibus no Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal na Paraíba; e a n° 9.344 institui o Dia Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Assessoria

Leia Também