João Pessoa, 06 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PRIMITIVO

Paraibano Alexandre Filho é destaque em livro sobre a arte naif no Brasil

Comentários: 0
publicado em 06/02/2015 às 08h09
atualizado em 06/02/2015 às 05h10

O artista plástico paraibano Alexandre Filho, um das referências nacionais da arte primitiva (com trajetória internacional), tem destaque no volume 2 do livro ‘A Arte Naif no Brasil’, lançado por Jacques Ardies, em São Paulo.  No País, 79 artistas foram selecionados. A obra traz informações didáticas sobre eles, através de uma biografia resumida.

O autor convidou quatro declarados amantes deste estilo dispostos a apresentar um testemunho, cada qual à sua maneira, respondendo a pergunta: “porque você gosta da arte naif?”. Primeiro volume de ‘A Arte Naif no Brasil’ saiu em 1998 e teve edição esgotada.

Alexandre Filho se mostrou feliz com o reconhecimento e com o registro da importância de sua arte. O artista, que mora em João Pessoa, disse ter projetos de exposição para este ano, em São Paulo e também na Paraíba, mas preferiu não adiantar as datas.

“Tive a honra de ser convidado para participar da publicação ocupando três páginas do livro”, declarou Alexandre Filho, artista nascido na cidade de Bananeiras e que viaja o mundo mostrando sua arte há cinco décadas.

Ano passado, o mestre da arte naif participou da Mostra “Tesouro Escondido: A Pintura Popular Brasileira”, na galeria Brasiliana, em São Paulo, juntamente de outros 13 artistas brasileiros. Essa exposição, conforme Alexandre, teve um excelente catálogo.

Jãmarrí Nogueira – MaisPB

Leia Também